Calor se despede e semana terá frio, temporais e dois ciclones extratropicais

11/07/2022
Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

Os gaúchos sentirão saudades do calorzinho que fez no final de semana. A partir desta segunda-feira (11), os dias serão desafiadores, com chuva forte, ventanias, queda brusca da temperatura e formação de dois ciclones extratropicais sobre a costa.

Após um sábado (9) quente e um domingo (10) de temperatura amena, o clima começa a mudar já no início da semana. Ainda na segunda-feira, um sistema de baixa pressão dá origem a uma nova frente fria. As nuvens aumentam, trazendo chuva para boa parte do Estado. O tempo fica ainda pior na Metade Sul. Entre Bagé e Rio Grande, a chuva chega forte, acompanhada de raios e rajadas de vento. No restante do Estado, o cenário não é diferente, com muitas nuvens e chuva.

Os termômetros caem a partir de terça-feira (12). Uma massa polar afasta a chuva e começa a estabilizar o tempo, sobretudo na Campanha. Ainda há possibilidade de chuva pela manhã em várias regiões, inclusive na Metropolitana. É também na terça que surge o primeiro ciclone extratropical. Formado sobre o oceano, ele provoca ventos de forte intensidade em quase todo o Estado. Há previsão de ventanias de até 90 km/h nas regiões Norte, Leste, Central e Sul. A Climatempo aponta necessidade de alerta para eventuais transtornos e para a formação de ondas de mais de quatro metros no Litoral.

A temperatura desaba e pode haver ocorrência de geada na Campanha na quarta-feira (13). O sol até aparece, mas a instabilidade continua, principalmente no Norte. Há perspectivas de novas trovoadas e muita ventania no litoral gaúcho. O ciclone extratropical se distancia da costa, mas logo surge uma zona de baixa pressão, fazendo avançar a instabilidade ainda na quarta-feira, entre o fim da tarde e a madrugada.

A quinta-feira (14) já amanhece chovendo forte, com temporais na fronteira com a Argentina, na Grande Porto Alegre e na região central. Conforme essa área de baixa pressão se aprofunda, há o indicativo de formação de um novo ciclone extratropical entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira (15). Segundo a Climatempo, o ciclone deve se afastar rapidamente da costa, mas há possibilidade de chuva forte e frio ao longo da sexta em todo o Rio Grande do Sul. A frente fria deve avançar no final de semana, subindo para o centro do país.

 

Próximos dias – Dois Irmãos

– Terça, dia 12: Sol, com pancadas de chuva de manhã e muitas nuvens à tarde. À noite, tempo firme. 7°C / 20°C

– Quarta, dia 13: Dia de sol, com geada ao amanhecer. As nuvens aumentam à tarde e à noite chove. 3°C / 15°C

– Quinta, dia 14: Chuvoso de manhã. Aberturas de sol à tarde e pancadas de chuva que vão até a noite. 10°C / 19°C

– Sexta, dia 15: Chuvoso durante o dia e à noite. 12°C / 18°C


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela