Troller anuncia fim das atividades e revela data para término da produção do T4 no Brasil

11/08/2021
Fonte: Autoesporte

Fonte: Autoesporte

Já podemos nos despedir do Troller T4 (R$ 198.400) por aqui. A marca anunciou na última segunda-feira (9) que finalizará as atividades da fábrica de Horizonte (CE) em setembro. O comunicado já era esperado pelos funcionários da empresa, já que a Ford encerrou sua produção no Brasil em janeiro e afirmou que o modelo sairia de linha. Um detalhe, porém, desagradou o governo do Ceará.

De acordo com o perfil do Instagram De Olho em Horizonte, o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) do governo do Estado, Maia Júnior, ficou irritado com a montadora devido à seguinte proibição: o futuro dono da fábrica não poderá usar a marca Troller nem o design dos jipes produzidos por ela. “Quem vier a comprar a Troller terá de criar uma nova marca e, principalmente, um novo design para seus veículos, o que praticamente inviabiliza qualquer tentativa de negócio”, disse Maia Júnior ao perfil do Instagram.

O secretário argumentou também que a compra exigiria um alto investimento financeiro, já que começar do zero o desenvolvimento de um novo automóvel demanda produção de protótipos e testes. Originalmente havia a esperança do comprador continuar com a operação da Troller e venda do T4. Além disso, tal decisão desrespeita o acordo feito com o governo do Ceará. Maia estava na fase final de negociação com diretores da Ford do Brasil, e três grupos brasileiros demonstraram interesse antes de a restrição ser anunciada.

O governo do Estado tinha o objetivo de que os novos donos preservassem os 477 empregados da fábrica. Por enquanto, nenhum funcionário foi desligado. Segundo o comunicado, a Troller pretende chegar a um acordo “justo e viável” com o Sindmetal (sindicato responsável pela classe trabalhadora do setor metalúrgico). A montadora ressalta que a produção de peças deve continuar até o fim de novembro, para não prejudicar os clientes da marca. A fábrica da Troller no Ceará iniciou suas operações em 1995 e foi comprada pela Ford em 2007.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela