Liga de Combate ao Câncer já prestou atendimento a 1.598 pacientes oncológicos

11/09/2023
Voluntárias Vera, Zayda, Livena, Ângela, Lurdete, Cláudia, Eloir, Eugênia e Vinilda

Voluntárias Vera, Zayda, Livena, Ângela, Lurdete, Cláudia, Eloir, Eugênia e Vinilda

Com um olhar sensível a cada paciente, há quase 18 anos a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Dois Irmãos atua no acolhimento e apoio a pessoas com câncer. Estende, também, seu atendimento a familiares cuidadores. Além de Dois Irmãos, atende também Morro Reuter e Santa Maria do Herval, municípios nos quais atua através dos seus respectivos núcleos.

Através de verbas do poder público, doações da comunidade e recursos arrecadados em seus eventos, a Liga batalha para encurtar caminhos para o tratamento, especialmente o tempo de duração para atendimento nas filas do Sistema Único de Saúde (SUS). Da mesma forma, trabalha para agilizar a realização de consultas médicas e de pequenos procedimentos cirúrgicos e exames específicos da área da oncologia.

Desde 2005, a Liga já assistiu 1.598 pacientes, conforme levantamento divulgado pela entidade. Também realizou 1.298 consultas oncológicas em sua sede e encaminhou e custeou 338 procedimentos cirúrgicos realizados no Hospital São José, ajudando a desafogar a fila de espera do SUS. Além disso, custeou 904 exames de colonoscopia, endoscopia, mamografia, ecografias, biópsias e densitometria óssea, e já prestou atendimento psicológico a 357 pessoas, entre pacientes e familiares.

A Liga também ajuda seus assistidos com doações de alimentos e produtos de higiene e limpeza, fraldas e protetor solar. Também empresta camas hospitalares, cadeiras de rodas e banho, colchões, bengalas, muletas e colchões concentradores de ar, e ajuda com remédios. “Toda medicação não fornecida pelo SUS é paga pela Liga, desde que o assistido preencha as condições de carência e o medicamento não seja encontrado nas redes municipais, sempre com indicação e orientação da Secretaria da Saúde do município”, completa a entidade.

Além de todos os serviços e doações, a Liga ainda é parceira da prefeitura na realização da Campanha do Agasalho, ajudando na triagem, organização e atendimento da comunidade que busca doações, servindo como ponto de distribuição; e realiza as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, que ressaltam a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de próstata.

 

Só em Dois Irmãos, entidade atende a mais de 70 pacientes

Conforme números compartilhados esta semana, a Liga atende a 76 pacientes em Dois Irmãos, sendo 51 mulheres e 25 homens. Segundo a entidade, os principais diagnósticos são: mama (28), próstata (6), pele, intestino e estômago. De acordo com a presidente da Liga, Cláudia Goetz, todas as semanas há novos diagnósticos de câncer no município. “A maioria já chega com o diagnóstico em mãos”, completa.

Atualmente, um grupo de aproximadamente 20 voluntárias trabalha diretamente em prol da entidade, e elas precisam de ajuda, tendo em vista o aumento da demanda nos últimos anos. “Lançamos um apelo para convidar toda comunidade, em especial as pessoas que queiram dedicar um tempo para o trabalho voluntário”, ressaltam as voluntárias.

A presidente Cláudia é voluntária desde a fundação da Liga. “Doamos o nosso tempo para alguém ser mais feliz, também”, diz ela, destacando o sentimento de gratidão ao poder ajudar o próximo. A vice-presidente Vinilda Wingert também está na Liga desde o início e começou visitando pacientes nas casas. “Talvez nasci para cuidar das pessoas na área da saúde”, diz ela, que trabalhou durante 40 anos no Hospital São José de Dois Irmãos.

 

14 anos de brechó em prol da Liga

Dando exemplo de solidariedade, há 14 anos o Departamento de Servas da Comunidade Luterana (IELB) de Dois Irmãos promove um brechó em prol da Liga. Ele ocorre duas vezes ao mês, sempre em sextas-feiras, das 12h30 às 18h, no espaço da comunidade, que fica na Av. São Miguel, 1465, no Centro. As datas coincidem, sempre, com pagamento e vale.

A comunidade pode colaborar com a iniciativa através da doação de roupas, calçados, brinquedos e acessórios, por exemplo. “Temos muito a agradecer a este grupo, que faz um trabalho maravilhoso em prol da nossa entidade”, destaca Cláudia, agradecendo, também, a todos que colaboram com o trabalho da entidade. “Nosso muito obrigado a todas as pessoas que estão nos ajudando, comunidade, poder público”, finaliza.

 

Como ajudar

Há muitas maneiras de ajudar a Liga de Combate ao Câncer. A entidade aceita doações de produtos de higiene e limpeza, alimentos e roupas e calçados para o brechó. Também podem ser realizadas doações em dinheiro, de qualquer quantia, para a chave Pix 51 99592-4385.

 

Núcleos em Morro Reuter e Herval

Os núcleos de Morro Reuter e Santa Maria do Herval foram criados em 2014 e atuam com a assistência e supervisão da sede. Os grupos realizam promoções para arrecadar recurso, visitas aos pacientes, fornecem medicamentos, alimentos e produtos de higiene pessoal. “Estes voluntários vêm realizando um trabalho exemplar na divulgação do trabalho voluntário e de prevenção do câncer, inclusive provém seus próprios recursos para pagamento de medicação e exames especializados”, destaca a Liga.

Formado por 24 voluntários, o núcleo de Morro Reuter é coordenado por Vera Schneider e assiste atualmente 11 pacientes, entre eles, cinco homens e seis mulheres. Em Santa Maria do Herval, o grupo é coordenado por Marisa Boufler e assiste 21 pacientes.

 

Diretoria atual

Presidente: Cláudia Goetz

Vice-presidente: Vinilda Wingert

Secretária: Ester Koch

Tesoureira: Eugênia Gassen

Também integram a diretoria: Sueli Genhardt, Carmen Zamboni, Livena Giehl, Karin Fink, Eloir Fiorentini, Ângela Strassburger, Zayda Rech, Daniela Schmitt, Jacinta Wickert, Lourdes Rohden, Alice Dexheimer, Leonila Büttenbender, Rosane Molling, Isolde Birk, Vera Schneider, Lia Büttenbender, Vera Kolling, Marisa Boufler, Madalena Schuck e Sílvia Schabarum.

 

* Também já foram presidentes: Sueli Gernhardt e Carmen Zamboni


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • JDI digital
  • doação de sangue

COLUNAS

Como é que o AZARÃO venceu?

Como é que o AZARÃO venceu?

Alan Caldas   06/11/2024

DIA DA INOCÊNCIA

DIA DA INOCÊNCIA

Opinião   11/10/2024

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela