Sessão tem agradecimentos e alguns protestos na Câmara de Morro Reuter

11/10/2024
Daniel Theisen / Guido Dilkin / Wanderlei Pitcha

Daniel Theisen / Guido Dilkin / Wanderlei Pitcha

A primeira sessão após a eleição municipal, na segunda-feira (7), foi de agradecimentos e alguns protestos na Câmara de Vereadores de Morro Reuter. Sete dos noves parlamentares foram reeleitos, com Eliane de Oliveira Mello (União Brasil) e Leo Agostinho Weiler (União Brasil) ficando na suplência.

Além de agradecer pela votação, vereadores da base governista criticaram a postura da oposição, principalmente do colega Wanderlei Behling (MDB), o Pitcha.

– A nossa administração foi atacada por não investir em saúde, sendo que nós investimos muito mais do que a Constituição tem por Lei. Essa administração preza por tudo o que fez e por tudo o que irá fazer. Temos que parar de tentar renascer a velha política com críticas vazias e sem fundamento, com montagens esdrúxulas no período eleitoral para confundir a cabeça da comunidade, achando que muitas vezes a gente não está dando a atenção devida. É um cenário caótico em nível de país, mas o nosso município tem feito e dobrado os esforços quando se fala em investimentos nessas áreas. Tudo pode ser melhorado, obviamente, e nós vamos trabalhar para em mais quatro anos conseguir fazer uma bela administração – afirmou Daniel Theisen (PP).

 

*

Se fosse tão ruim, não teria dado uma ‘lavada’ dessas

 

Guido Dilkin (PP) também não poupou o vereador do MDB:

– Primeiramente, quero agradecer à comunidade morro-reutense, principalmente à comunidade do Walachai, e aos eleitores do Centro e do interior que confiaram o voto em mim. Fico muito grato e posso dizer que irei trabalhar bastante por eles e pelo nosso município, com dedicação, honestidade e sem falsas promessas. A maioria não sabe que ele (Pitcha) se licenciou e continuou recebendo salário, ficou falando mal da administração e da saúde. Queria saber com que cara ele chegou para trabalhar hoje no prato que cuspiu? Ainda bem que o povo de Morro Reuter não se deixa iludir. Eles confiaram nas pessoas que trabalham, que estão no poder. Se fosse tão ruim, não teria dado uma ‘lavada’ dessas – alfinetou ele, fazendo referência à grande vitória de Airton Bohn (PP) nas urnas, que fez 73,89% dos votos contra 26,11% de Guido Giehl (MDB).

Lauri Kaefer (União Brasil), popular Caçamba, mostrou indignação com o caso.

– Realmente fiquei pasmo em algumas casas que fui. Houve respeito, de certa maneira, mas é lamentável escutar o que alguns vereadores e vereadoras pregaram sobre a saúde de Morro Reuter. Parece que eles não sabem que tinha uma pandemia quatro anos atrás, que todo o Rio Grande do Sul sofreu com isso e está sofrendo até hoje, com os hospitais sobrecarregados nas marcações de consultas – protestou.

Tiago Kolling Werner (PP) lamentou a não reeleição dos vereadores Eliane e Leo.

– Lamento que nos próximos quatro anos vamos perder dois colegas que, a meu ver, acrescentaram muito, com coisas concretas, ao contrário de alguns que, em vez de ajudar, só criticam. Só é criticado quem faz, quem não faz nada, não tem do que ser criticado. É a história que o vereador Daniel colocou: eles querem resgatar uma velha política de podridão, de coisas absurdas que se prometem em campanha – disparou.

O vereador progressista ainda deixou seu agradecimento aos eleitores:

– Quero agradecer a todos que ajudaram a me reeleger, aos 269 votos. Não fiz nenhuma promessa que não competia a mim, eu sei exatamente o que é o Executivo, o que é o Legislativo, o que eu posso tentar, o que eu posso encaminhar ou quem eu posso tentar ver para poder ajudar a população.

 

*

Cada vereador tem o seu jeito de trabalhar, diz Pitcha

 

Pitcha não rebateu diretamente as acusações, mas voltou a necessidade de melhorias na saúde municipal.

– Em primeira mão, quero agradecer a todas as pessoas que depositaram a confiança em mim. Sempre digo que cada cidadão que concorre, cada vereador tem o seu jeito de trabalhar. Infelizmente, às vezes não é respeitado, assim como muitas vezes não foi respeitada a questão saúde, que me atingiu profundamente. Acredito que qualquer cidadão de Morro Reuter mereça um atendimento da melhor maneira possível, e não é possível que pessoas muitas vezes esperem quatro, cinco meses por exames. Já fiz várias indicações aqui para se contratar mais médicos – comentou.

O vereador Leo citou a concentração de candidatos na disputa pelo Poder Legislativo:

– Quero agradecer aos eleitores que deram o seu voto de confiança. A gente fez um trabalho, durante os quatro anos, que no meu entender foi muito importante, junto com todos os vereadores aqui presentes. Deu o caso da gente estar muito próximo, com 15, 16 vereadores dentro de uma quadra, o que dificultou (a campanha).

Por fim, o presidente Renaldo Warken (PP), popular Galo Fino, fez o seu agradecimento:

– Gostaria de agradecer a todos que me confiaram os 246 votos, com os quais consegui me eleger para exercer o sétimo mandato. Quero dizer a toda comunidade de Morro Reuter que o meu trabalho e a minha campanha foram sem promessas que eu não posso cumprir. Só prometo o que eu posso cumprir, e se depender do Executivo, com certeza eu vou atrás para tentar resolver o problema que o eleitor venha a pedir para mim.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

COLUNAS

Como é que o AZARÃO venceu?

Como é que o AZARÃO venceu?

Alan Caldas   06/11/2024

DIA DA INOCÊNCIA

DIA DA INOCÊNCIA

Opinião   11/10/2024

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela