(Foto: Arquivo JDI)
Na noite desta terça-feira (10), a Câmara de Vereadores de Morro Reuter definiu sua mesa diretora para 2020. A eleição teve apenas uma chapa, que foi aprovada por unanimidade. Renaldo Warken (PDT), popular Galo Fino (foto), será o presidente no próximo ano, tendo a seu lado Luis Ademar Recktenwaldt (SD) como vice, Guido Dilkin (MDB) como 1º secretário e José Inácio Ternus (PDT) como 2º secretário.
Logo após a eleição, Renaldo agradeceu pelo apoio de todos. “Obrigado pela confiança. Essa confiança não vem de um dia para outro; isso vem através da honestidade, sinceridade e lealdade com os colegas”, afirmou. O novo presidente também comentou sobre a futura mudança de sede do Poder Legislativo. “O prédio da Câmara de Vereadores ainda não está pronto, a parte burocrática ainda não está totalmente em dia. Assim que tudo estiver certo, e precisar de uma licitação para terminar o prédio, com certeza eu faria isso junto com vocês”, declarou.
O atual presidente José Inácio Ternus lembrou que a compra do imóvel – antiga sede do Sindicato dos Sapateiros no município – ocorreu em 2018, mas só agora, em novembro deste ano, ocorreu a assinatura da escritura. “Ainda falta averbar a matrícula. Espero que o novo presidente possa fazer esse trabalho e que a Câmara consiga, depois de 27 anos de município, ter a sua sede própria e não pagar mais aluguel”, disse ele.
ORÇAMENTO 2020
Nesta última sessão ordinária, os vereadores aprovaram o Orçamento Municipal 2020, estimado em R$ 26.920.000,00. O projeto 066/2019, que estima a receita e fixa a despesa de Morro Reuter para 2020, recebeu uma emenda modificativa. Destaque também para a aprovação do projeto 070/2019, que estabelece desconto no pagamento do IPTU 2020, em cota única, bem como estabelece prazos de vencimento e formas de pagamento de tributos (IPTU e Taxas de Fiscalização e ISSQN). O IPTU em cota única poderá ser pago com desconto de 10% até 13 de março, de 5% até 13 de abril e de 2% até 13 de maio. Já o pagamento parcelado terá vencimentos em 10 de junho, 10 de julho, 10 de agosto e 10 de setembro.
Segundo informações da presidência, em 2019 os vereadores apreciaram 74 projetos de Lei encaminhados pelo Poder Executivo, sendo 73 aprovados e um retirado. Também foram aprovados 12 projetos de Lei Legislativo e apresentados 43 pedidos de providências, 9 pedidos de informações, 10 moções e 14 indicações, tudo isso em 42 sessões ordinárias.