Ednaloi Monteiro Costa
A chefe da Vigilância em Saúde de Dois Irmãos, Ednaloi Monteiro Costa, esteve na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (12) para reforçar a necessidade de cuidados com o mosquito da dengue, transmissor de doenças como dengue, Zika vírus, chikungunya e febre amarela. O Rio Grande do Sul está alerta, com mais de 3 mil casos confirmados neste início de 2024, além de três óbitos.
– Estou aqui, em nome da saúde pública, para pedir a colaboração de toda a comunidade no combate ao Aedes aegypti. Acreditamos que somente com a união e a colaboração de todos poderemos evitar uma nova epidemia de dengue no município. A Secretaria de Saúde já está se preparando com um plano de contingência, no caso de isso acontecer – disse ela.
Dois Irmãos viveu um verdadeiro drama em 2022, com mais de 4 mil casos confirmados da doença. Em 2023, esse número caiu para apenas 30, e agora, em 2024, são cinco casos confirmados até o momento.
– É pouco, mas isso pode aumentar. Temos várias suspeitas que com certeza vão dar mais confirmações. A gente tem feito a desinsetização nos bairros quando ocorre um caso positivo; é uma determinação do governo. A gente não pode passar em toda a cidade, apenas em locais específicos. Além disso, atualmente estamos com uma equipe de quatro agentes de endemias, que estão fazendo um ótimo trabalho, visitando todas as residências, fazendo vistorias e dando orientações – comentou Edna.
Por fim, a chefe da Vigilância em Saúde reiterou a necessidade de todos fazerem a sua parte, evitando o acúmulo de água parada em suas residências.
– Em primeiro lugar, não podemos deixar o mosquito nascer, vistoriando pelo menos uma vez por semana o nosso pátio e eliminando todos os locais passíveis de focos. Denúncias podem ser feitas pelo telefone/WhatsApp (51) 3564-8871 – concluiu.
Orientações para evitar o mosquito da dengue:
– Revise seu quintal 2x por semana;
– Jateie as bromélias com um jato de água forte 2x por semana;
– Fure os vasos e elimine os pratinhos dos vasos;
– Coloque tela milimétrica em cisternas, bombonas e ralos que ficam com água;
– Mantenha a piscina clorada e limpa;
– Mantenha a calha limpa;
– Cuidado com o lixo, entulhos e pneus;
– Disponha de 10 minutos por semana para combater o mosquito.