Valor das exportações do agronegócio do RS aumenta 8,4% no primeiro trimestre de 2021

13/05/2021
Fonte: G1 RS

Fonte: G1 RS

As exportações do agronegócio do Rio Grande do Sul renderam 8,4% a mais no primeiro trimestre de 2021 na comparação com o mesmo período de 2020. Segundo estudo do Departamento de Economia e Estatística (DEE) do governo do estado, as vendas para o exterior trouxeram quase 2 bilhões de dólares ao mercado local, um incremento de 154,1 milhões de dólares frente aos três primeiros meses do ano passado.

A alta foi puxada pela comercialização de fumo (27,4%), cereais, farinhas e preparações (20,9%) e carnes (13,1%). O destaque negativo foi na venda de soja, com redução de 21,9%. Segundo o pesquisador Sérgio Leusin Jr, um dos responsáveis pelo estudo, “a alta nos preços internacionais e a desvalorização do real frente ao dólar melhorou a competitividade do produto gaúcho no mercado externo”. A China segue sendo o principal destino das exportações da agropecuária do RS, com quase um quarto do total. O país asiático é seguido pela União Europeia, que ampliou em 40,5% os gastos com produtos do estado.

 

Emprego formal

O primeiro trimestre em 2021 atingiu o maior saldo positivo na geração de empregos formais desde o início da série histórica, iniciada em 2007, apontou o DEE. Segundo o estudo, o período é tradicional pela contratação de mão de obra no campo. A diferença entre admissões e demissões no setor ficou positiva em 26.504 empregos com carteira assinada, número superior aos 25.278 de 2019, melhor resultado até então, e aos 19.229 registrados em 2020.

Com 8,8 mil postos de trabalho abertos, a indústria do fumo lidera o índice, explicou o pesquisador Rodrigo Feix, do DEE. “Na indústria fumageira, as contratações temporárias são características do primeiro trimestre, com pico em março. A alta na produção gaúcha de fumo contribuiu para esse aumento na demanda por mão de obra na indústria de processamento”, comentou. Ao todo, o agronegócio do RS emprega 363.355 pessoas. Em todo o Brasil, o número de carteiras assinadas no setor é de 4.561.182.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela