Escrito por psicóloga dois-irmonense, livro “E a chuva...” auxilia crianças a lidarem com a tragédia no RS

13/05/2024
Sabrina Führ, psicóloga e autora do livro “E a chuva...”

Sabrina Führ, psicóloga e autora do livro “E a chuva...”

Com um olhar sensível principalmente às crianças atingidas pelas cheias no Rio Grande do Sul, a psicóloga clínica Sabrina Führ, de Dois Irmãos, escreveu o livro infantil “E a chuva...”, para ajudar os pequenos a entenderem a tragédia climática que assola o estado.

Em poucas horas, a obra se espalhou pelo país. De acordo com Sabrina, diversas gráficas de cidades como Dois Irmãos, Porto Alegre, Goiânia e Rio de Janeiro estão imprimindo o livro de forma gratuita, para que possam ser distribuídos em abrigos provisórios.

Sabrina escreveu o livro na tarde do dia 6 de maio. “Sempre fui voltada a projetos sociais, com intervenção de regulação emocional na infância, sabia da importância de algumas ações para a prevenção de trauma psicológico, do quanto era importante as crianças falarem, conseguirem contar as suas histórias. Pensando nisso e no quanto é difícil para as crianças falarem sobre suas situações traumáticas sem que a gente tenha algum conteúdo lúdico, alguma brincadeira, foi que surgiu a ideia”, comenta Sabrina.

Após finalizado, o livro foi compartilhado inicialmente em dois grupos de WhatsApp, formados por psicólogos que atuam voluntariamente na região. “Fui buscar as crianças na escola e realizar alguns atendimentos. Fiquei longe do telefone por umas três horas e quando voltei, já havia muitas mensagens falando sobre o livro. Muitas pessoas também já haviam o compartilhado nas redes sociais”, lembra Sabrina, destacando a felicidade ao perceber a corrente do bem que se formou a partir do livro. “A repercussão com as crianças tem sido muito legal. Algumas pessoas estão transformando em audiobook, outras em teatro, hora do conto, vídeo”, diz ela. “O que mais me emociona é quando recebo fotos e relatos de voluntários, contando sobre as atividades realizadas a partir do livro. Jamais imaginei que teria essa repercussão. Estou muito feliz”, completa. 

 

Como apoiar a iniciativa?

Nesta semana, a expectativa é receber os exemplares impressos pelas gráficas.

Com páginas para colorir, será necessário material para isso. Quem quiser colaborar, pode ajudar doando lápis de cor (com apontador) ou giz de cera. Os itens podem ser entregues no Jornal Dois irmãos (Av. São Miguel, no Centro, em frente a agência Sicredi), de segunda a quinta-feira das 8h às 12h e das 13h às 18h e na sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Além do livro, Sabrina também vai compartilhar um manual sobre como abordá-lo com as crianças. “Para além de só entregar, é muito importante que um adulto responsável possa ler com a criança, porque o livro é só uma ferramenta para que ela compreenda o que está acontecendo, em palavras simples e sensíveis, e que ela possa entender que tem um espaço ali para se comunicar. O grande objetivo é que a criança consiga falar sobre o que aconteceu, e para que isso aconteça, é importante que tenha um adulto responsável para corregular essa emoção e escutar esse relato”, reforça, destacando que a logística de distribuição dos exemplares ainda está sendo discutida. 

O livro também pode ser acessado em PDF através de link disponibilizado no perfil da Sabrina no Instagram (@sabrina.fuhr).


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

COLUNAS

Como é que o AZARÃO venceu?

Como é que o AZARÃO venceu?

Alan Caldas   06/11/2024

DIA DA INOCÊNCIA

DIA DA INOCÊNCIA

Opinião   11/10/2024

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela