
(Fotos: Daniela Moraes / PMMR)
A Kombi corujinha 1975, cor gelo, da saudosa Dona Julita Dilly esteve presente no 5º Café da Colônia de Morro Reuter. Estacionada na praça municipal, junto ao muro de livros, ela remontava o cenário que durante 50 anos se via às margens da BR-116. A agricultora e comerciante Dona Julita era presença todos sábados e domingos com o veículo carregado de frutas, verduras, hortaliças e muitas flores vindas da sua produção direto para a venda.
A responsável pelo resgate desse capítulo afetuoso da memória de Morro Reuter foi a neta de Julita, Brigite Dilly, 40 anos. “Nos últimos tempos, eu que conduzia a vó em sua Kombi para as vendas na BR-116. São muitas memórias que tenho dela”, diz Brigite. “Com as portas laterais escancaradas, ostentava orgulhosa a paleta de cores dos vegetais da estação, arrumando sua mercadoria ou atendendo um de seus clientes fiéis; ao fundo, o morro Dois Irmãos, quando a neblina assim permitia”, conta o e-book “29 lugares, pessoas, causos e coisas de agora e antes que nos fazem amar Morro Reuter”, realizado pela administração municipal em 2021 com produção e edição de Miguel Eich. Julita faleceu aos 94 anos em 20 de março de 2018, dia do aniversário de Morro Reuter.
Mais de 2 mil kits vendidos
Nesta quarta-feira (12), a prefeitura divulgou números do evento no último fim de semana.
– O 5° Café da Colônia de Morro Reuter foi sucesso absoluto. Mais de 2 mil kits-café vendidos, mais de 100 voluntários que se doaram ao evento e uma incontável satisfação de bem atender a todos os turistas que vieram de todo Rio Grande do Sul e até mesmo de outros estados – diz a nota da administração municipal.