Fonte: G1 RS
O número de homicídios diminuiu no mês de julho no Rio Grande do Sul, já latrocínios e casos de estelionato apresentaram aumento em comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados foram divulgados, na manhã desta quinta-feira (13), pelo governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, em videoconferência.
Foram 130 vítimas de homicídio em julho no estado. No ano passado, no mesmo mês, foram 148, o que representa uma diminuição de 12,2%. Já latrocínios (roubo seguido de morte) foram cinco no último mês contra três vítimas em julho do ano passado, um aumento de 66,7%. Os crimes de estelionato tiveram aumento maior: foram 5.303 casos em julho deste ano contra 2.261 no ano passado, o que representa um crescimento de 134,5%. “Na nossa visão, os crimes violentos letais intencionais, os crimes dolosos contra a vida, aí eu coloco homicídio, feminicídio, ao que nos parece não tem uma relação direta com a questão do distanciamento social. Os homicídios, em sua grande maioria, ainda têm relação com a disputa das organizações criminosas em nosso estado. E essa disputa não deixa de existir por causa do distanciamento social”, afirma Ranolfo.
Outros crimes
Os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública mostram que a maioria dos crimes apresentou queda em julho, em comparação com o mesmo período do ano passado:
– Ataques a banco: apresentaram queda de 77,8% em julho na comparação com o mesmo mês de 2019, passando de nove casos, na soma de furtos e roubos, para apenas dois neste ano
– Roubo de veículos: julho deste ano teve 632 roubos de veículos, o que representa 27% a menos em comparação com o mesmo mês do ano passado, quando o total foi 867.
– Furtos de veículo: teve diminuição de 34,6%
– Roubos: redução de 37,3%
– Furtos: redução de 38,2%
– Ataques a comércio: diminuição de 39,8%
– Abiageato: diminuiu 21,7%