Fonte: Autoesporte
Em um universo dominado por SUVs, o Volkswagen Jetta GLI, um dos sedãs mais divertidos do mercado, chega à linha 2023 com um pacote de assistência ao condutor mais completo e tecnológico. O modelo, que já era equipado com controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e frenagem autônoma de emergência (AEB) anteriormente, recebeu mais recursos de segurança.
Na lista de novidades estão assistente de mudança de faixa com correção de rota no volante; assistente de condução ativo, que mantém o carro centralizado na faixa de rodagem e emite alertas caso o motorista não esteja com as mãos na direção; assistente traseiro de saída, que monitora outros veículos cruzando a traseira em saídas de vagas perpendiculares; detector de ponto cego e detector de pedestres, que funciona junto à frenagem autônoma.
Esse pacote de tecnologias semiautônomas deixaram o Jetta GLI um pouco mais salgado: o preço sugerido passou de R$ 215.230 para R$ 221.380, um aumento de pouco mais de R$ 6.000. Não é à toa que o alemão feito no México se tornou um carro de nicho, já que outros sedãs médios que, em tese (por não terem versões com a mesma pegada esportiva), seriam seus rivais, como Chevrolet Cruze e Toyota Corolla, custam bem menos.
Sob o capô, nada muda: o esportivo mantém o motor 2.0 TSI que entrega 231 cv e 35,7 kgfm de torque, mas o câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas traz agora um escalonamento melhor das marchas para trabalhar em rotações mais baixas quando o carro roda em velocidade de cruzeiro, segundo a VW. Dados de fábrica informam que a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,7 segundos e a velocidade máxima chega aos 249 km/h.
Fora os novos recursos de segurança, a lista de equipamentos de série também permanece igual, com destaque para os quatro modos de condução (Eco, Comfort, Sport e Individual), banco do motorista com ajuste elétrico e memória, teto solar panorâmico e central multimídia VW Play com tela de 10,1” compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.