Fonte: GaúchaZH
Na sexta-feira (17), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Os candidatos terão acesso à nota de redação, que varia de zero a mil, e à pontuação de cada uma das áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.
O resultado individual poderá ser conferido na Página do Participante — por meio do portal e do aplicativo do Enem. Para ver as notas, o candidato deve fazer login, informando seu número de CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição. Caso o participante tenha esquecido a senha, pode conferir o tutorial de recuperação divulgado pelo Ministério da Educação em outubro de 2019.
Cálculo das notas
Para chegar ao resultado, o Inep adota um conjunto de modelos matemáticos que permitem a comparabilidade entre as edições do exame. Ou seja, as notas do exame não são calculadas com uma simples soma do número de questões acertadas e, sim, a partir de uma escala — como uma régua que mede o nível de conhecimento do participante.
De acordo com o nível de dificuldade, as 180 questões das provas ocupam uma posição diferente na régua. Além disso, as respostas devem seguir uma linha de coerência: errar perguntas consideradas fáceis e acertar as mais difíceis sinaliza uma inconsistência do participante, indicando um possível "chute". Por isso, dois candidatos que fizeram a mesma edição e acertaram o mesmo número de questões podem ter notas diferentes.