Fonte: Globo Esporte
A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) orientou aos clubes do Gauchão em férias a extensão do período até o dia 30 de abril. Em entrevista ao GloboEsporte.com, o presidente Luciano Hocsman não fez previsão para o retorno da competição, mas acredita em jogos iniciais com portões fechados e outras restrições.
Uma reunião está prevista para ocorrer na terça-feira entre a Comissão Nacional de Clubes (CNC) e a CBF. O objetivo da entidade que representa as equipes é justamente ampliar o período de férias em 10 dias devido à necessidade de manutenção do isolamento social por conta do novo coronavírus. Hoje, cinco clubes que disputam o Campeonato Gaúcho estão em férias antecipadas até o próximo dia 20 – Grêmio, Inter, Brasil, Juventude e São José. Os outros sete têm atividades suspensas. Alguns deles até mesmo liberaram seus jogadores. Com os novos procedimentos a nível nacional, a reunião entre a federação e os representantes dos clubes será postergada, provavelmente, para o dia 30 de abril – inicialmente, estava agendada para o dia 20.
— Essa reunião do dia 20 vai se mover. Não adianta se reunir com os clubes e eles de férias. Provavelmente vou postergar — afirma Hocsman.
A FGF ainda entende que será necessária uma pré-temporada de 10 a 15 dias antes da retomada dos jogos do campeonato estadual. Portanto, ainda que suspenso por tempo indeterminado, o Gauchão não deve ser retomado antes da metade de maio. Hocsman também prevê que as primeiras partidas ocorram com portões fechados e restrições do número de pessoas presentes no estádio, como profissionais da imprensa e jogadores no banco de reservas.