Boletim de agrometeorologia prevê possibilidade de primeiras geadas ainda neste abril

14/04/2021
Fonte: Governo RS

Fonte: Governo RS

Abril, maio e junho tendem a registrar incursões de massas de ar frio, oriundas do sul do continente, que provocarão o declínio das temperaturas. Durante esse período, poderão ser observadas as primeiras formações de nevoeiros e geadas. A avaliação está no boletim do Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs).

As previsões apresentadas para o trimestre são resultado do Modelo Regional Climatológico implementado no Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMet/UFPel) e do modelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Conforme a coordenadora do Copaaergs, Loana Cardoso, o prognóstico climático indica para abril e maio chuva um pouco abaixo da média em praticamente todo o Estado, exceto no Litoral, onde ficarão próximas da média. Para junho, a chuva também deverá ficar um pouco abaixo da média, exceto no extremo sul e noroeste, onde deverão apresentar índices próximos à média. “Em abril, as temperaturas deverão ficar acima da média. Para maio e junho, o prognóstico indica temperaturas abaixo da média, com incursões de massas de ar frio, mais intensas e frequentes”, destaca Loana.

O boletim do Copaaergs é elaborado a cada três meses por especialistas em agrometeorologia de 14 entidades públicas estaduais e federais ligadas à agricultura ou ao clima. O documento também lista uma série de orientações técnicas para as culturas do período.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela