Por Dr. Zanelli Caldas* / Foto: Reuters
A pedido do Editor do Jornal Dois Irmãos, faço, a seguir, em apertada síntese, alguns comentários sobre as coberturas de seguros nos casos de enchentes e alagamentos.
------ SEGUROS RESIDENCIAIS
A cobertura básica, nos seguros residenciais, não englobam a garantia para enchentes e alagamentos, exceto as apólices que possuam esta COBERTURA ADICIONAL.
Os imóveis financiados pelo Sistema Financeiro da Habitação, em sua grande maioria possuem a cobertura de DFI - Danos físicos ao imóvel, que cobre os danos resultantes dos fenômenos da natureza, como vendaval, queda de raio, alagamento e inundação.
Lembrando, ainda, que nos casos de Morte ou Invalidez permanente, os mutuários possuem a garantia da quitação das prestações do imóvel, total ou parcial, dependendo se o financiamento está em nome de um cônjuge (50%), ou do casal (quitação integral 100%).
---------- SEGURO AUTOMÓVEL
Os seguros com cobertura compreensiva (mais ampla) incluem proteção contra fenômenos naturais (ventos fortes, enchentes, chuva de granizo, queda de objetos no carro, deslizamento de terra, incêndio e raios) incluindo veículos alagados em garagens.
Ainda contam com a Assistência 24 horas, incluindo entre outros serviços, a liberação de carro reserva pela quantidade de dias estipulado na apólice e em alguns casos por tempo indeterminado, até que se receba o veículo reparado, ou o seu pagamento por perda total.
NOTA – As Seguradoras não cobrem quando o segurado forçar a passagem por vias alagadas.
Ainda existem as coberturas da Assistência 24 horas para os casos de:
– Remoção de veículos e acompanhamento de casos de difícil acesso até a liberação da passagem.
– Aceleração na liberação de carros reservas pelas Seguradoras, em virtude de sinistros de alagamento com o veículo segurado;
– Comunicação dos sinistros via online para as Seguradoras, vistorias, envio de documentos, atendimentos presenciais nas redes canais 0800, WEB ou WhatsApp.
(*) O doutor Zanelli Caldas é advogado, consultor de Seguros, fundador e professor em Florianópolis do primeiro curso de pós-graduação universitária em seguros no Brasil.