A cobertura dos seguros em alagamentos e enchentes

14/05/2024
Por Dr. Zanelli Caldas* / Foto: Reuters

Por Dr. Zanelli Caldas* / Foto: Reuters

A pedido do Editor do Jornal Dois Irmãos, faço, a seguir, em apertada síntese, alguns comentários sobre as coberturas de seguros nos casos de enchentes e alagamentos.

 

------ SEGUROS RESIDENCIAIS

 

A cobertura básica, nos seguros residenciais, não englobam a garantia para enchentes e alagamentos, exceto as apólices que possuam esta COBERTURA ADICIONAL.

 

Os imóveis financiados pelo Sistema Financeiro da Habitação, em sua grande maioria possuem a cobertura de DFI - Danos físicos ao imóvel, que cobre os danos resultantes dos fenômenos da natureza, como vendaval, queda de raio, alagamento e inundação.

Lembrando, ainda, que nos casos de Morte ou Invalidez permanente, os mutuários possuem a garantia da quitação das prestações do imóvel, total ou parcial, dependendo se o financiamento está em nome de um cônjuge (50%), ou do casal (quitação integral 100%).

 

---------- SEGURO AUTOMÓVEL

 

Os seguros com cobertura compreensiva (mais ampla) incluem proteção contra fenômenos naturais (ventos fortes, enchentes, chuva de granizo, queda de objetos no carro, deslizamento de terra, incêndio e raios) incluindo veículos alagados em garagens.

 

Ainda contam com a Assistência 24 horas, incluindo entre outros serviços, a liberação de carro reserva pela quantidade de dias estipulado na apólice e em alguns casos por tempo indeterminado, até que se receba o veículo reparado, ou o seu pagamento por perda total.

NOTA – As Seguradoras não cobrem quando o segurado forçar a passagem por vias alagadas.

 

Ainda existem as coberturas da Assistência 24 horas para os casos de:

– Remoção de veículos e acompanhamento de casos de difícil acesso até a liberação da passagem.

 

– Aceleração na liberação de carros reservas pelas Seguradoras, em virtude de sinistros de alagamento com o veículo segurado;

 

 – Comunicação dos sinistros via online para as Seguradoras, vistorias, envio de documentos, atendimentos presenciais nas redes canais 0800, WEB ou WhatsApp.

 

(*) O doutor Zanelli Caldas é advogado, consultor de Seguros, fundador e professor em Florianópolis do primeiro curso de pós-graduação universitária em seguros no Brasil.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

COLUNAS

POR ONDE ANDA?

POR ONDE ANDA?

Alan Caldas   08/05/2024

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela