(Fotos: Divulgação / PMDI)
O delegado Felipe Borba participou da reunião promovida pela Secretaria de Educação de Dois Irmãos com os diretores das 12 escolas do município e do Projeto Global. No encontro, realizado na última quinta-feira (7), na prefeitura, ele reforçou a disposição da Polícia Civil em trabalhar preventivamente e na investigação de denúncias dos diversos tipos de abusos que podem envolver crianças e estudantes.
O delegado destacou que as suspeitas de abusos relatadas nas escolas devem ser encaminhadas para a Polícia Civil. “Muitas vezes os profissionais da educação são os mais aptos, até mesmo pela relação de confiança com os alunos, a identificar situações de abuso. Ao mesmo tempo, sabemos que alguns podem ter algum tipo de receio, medo ou constrangimento de levar ao conhecimento dos órgãos policiais tais ocorrências”, comentou o delegado. “Apresentamos os mecanismos legais pertinentes, explicamos a dinâmica do trabalho policial em relação a estes fatos e destacamos a importância de que qualquer situação seja notificada à delegacia, a fim de que tenhamos melhores condições de elaborar uma investigação qualificada e inquéritos bem instruídos, já que o tempo costuma dificultar a produção das provas destes casos”, completou.
O delegado aproveitou para apresentar a policial civil Jessica de Oliveira, que é responsável por acolher crianças, estudantes e mulheres vítimas de violência, acrescentando que a policial realiza os encaminhamentos necessários de forma discreta e sem expor os casos, com todo o sigilo profissional.
O diretores puderam esclarecer dúvidas e se colocaram à disposição para receber os policiais civis nas escolas, inclusive sugerindo a participação do delegado nas assembleias de pais, tradicionalmente promovidas no início do ano letivo. A Secretária Denise Maldaner informou que a rede municipal conta com uma assistente social, que realiza visitas domiciliares, faz o acompanhamento de várias famílias e também está atenta a qualquer tipo de violência contra crianças e estudantes.