Informação foi confirmada nesta sexta-feira
A Fundação Assistencial de Dois Irmãos (FADI) encerrou as atividades do Turno Inverso, que atendia a 230 crianças de 5 a 10 anos. A informação foi confirmada pela diretora da entidade, Cassia Schmitz Maldaner, no início da tarde desta sexta-feira (15). Desde março de 2020, o espaço estava com as atividades suspensas, mas isso em razão da pandemia.
De acordo com Cassia, a decisão parte da necessidade de aumentar as vagas da Educação Infantil, que atende a crianças de 0 a 3 anos e 11 meses. “No momento, precisamos dar prioridade para aquelas que nunca foram inseridas na Educação Infantil”, explica a diretora, ressaltando que, com essa medida, as mães poderão reingressar no mercado de trabalho. “A expectativa é zerar a fila de espera até abril. Era um sonho de muito tempo e está muito próximo de acontecer”, completa.
Reação dos pais
Ainda nesta sexta, a notícia se espalhou pela cidade e vem causando reações nos pais. Moradora do bairro Navegantes, Camila Nunes de Castro foi pega de surpresa com a notícia, após ligação da FADI. Mãe de duas meninas, de 8 e 10 anos, e de um menino de 5, ela destacou a preocupação com o fim das atividades. “Muitos pais contavam com isso, pois trabalham o dia todo. Eles (FADI) não pensaram nas crianças”, lamenta Camila, contando que os três filhos eram bolsistas e que terá dificuldades de custear um novo espaço para eles.
32 bolsistas no Turno Inverso
A diretora da FADI diz que o Turno Inverso contava com 32 bolsistas. Segundo ela, os dados destas crianças já foram compartilhados com a prefeitura, no desejo de que sejam realocadas na rede municipal. “Com certeza, estas famílias não ficarão desamparadas”, afirma Cassia destacando o compromisso social da entidade. “Gostaríamos de conseguir atender a todos, mas são escolhas que precisamos fazer para a saúde das famílias”, finaliza.