Governador prorroga restrições nas regiões de Porto Alegre e Caxias

15/04/2020
(Foto: Governo RS)

(Foto: Governo RS)

O governador Eduardo Leite anunciou na tarde desta quarta-feira (15) novas medidas de combate ao coronavírus. O decreto com regras de restrições foi prorrogado até o dia 30 de abril nas regiões metropolitanas de Porto Alegre e da Serra Gaúcha. Nos municípios que não integram essas duas regiões, os prefeitos poderão abrir o comércio através de decreto próprio, considerando recomendações da Vigilância em Saúde do Estado e respeitando regras.
- O distanciamento social e a adesão da população aos hábitos de higiene, à etiqueta respiratória, ajudam a diminuir a disseminação do vírus. O resultado que alcançamos até aqui mostra que fizemos escolhas acertadas. O Rio Grande do Sul tem baixa taxa de contaminação e uma das mais baixas taxas de mortalidade do Brasil. Mas não é possível descansarmos nem cruzarmos os braços daqui para frente – declarou. 
Ele falou ainda que o Estado caminha para um modelo de distanciamento controlado e que as decisões são tomadas com base em dados e evidências. Pouco antes do anúncio, foram apresentados dados da pesquisa sobre detecção de casos da Covid-19 no Rio Grande do Sul. O estudo realizou 4.189 testes válidos, com 2 casos positivos, indicando a proporção de 1 infectado a cada 2 mil habitantes. Apesar de não parecer muito, o cálculo aponta que o Estado teria hoje 5.650 infectados, enquanto os dados oficiais apontam cerca de 740. 


DOIS IRMÃOS
O município integra a Região Metropolitana de Porto Alegre, o que significa que as medidas restritivas ao comércio seguem até o dia 30. A prefeita Tânia da Silva, no entanto, disse que vai aguardar a assinatura e a publicação do decreto para se posicionar. 
- Às vezes, o pronunciamento é de uma forma e o papel é de outra. Vamos aguardar e ver com o nosso jurídico o que será feito – disse Tânia, minutos depois do anúncio.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela