Novo exame avalia a imunidade gerada pela vacina da Covid

15/04/2021
Laboratório Diagnostica está realizando o exame AC neutralizantes, específico para avaliar a eficácia da vacina para COVID-19

Laboratório Diagnostica está realizando o exame AC neutralizantes, específico para avaliar a eficácia da vacina para COVID-19

Os anticorpos neutralizantes são glicoproteínas específicas, cuja produção é induzida pela resposta imunológica do hospedeiro no decorrer da infecção propriamente dita, ou através da vacinação. São conhecidos por desempenharem um papel importante para o clareamento viral, com um grande potencial no sentido da prevenção e/ou tratamento de doenças virais, na medida em possuem a capacidade de bloquear a infecção.

Estudos demonstram que o vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, utiliza um tipo de glicoproteína de membrana tipo I, conhecida como sua proteína Spike (S), para ligar-se ao seu receptor na célula-alvo. Resumidamente, após um processo de clivagem, a proteína S é ativada, permitindo assim uma fusão das membranas para a incorporação do vírus à célula. No caso da Covid-19, o alvo principal dos anticorpos neutralizantes é justamente a proteína S, inibindo assim seu reconhecimento pelo receptor celular.

 

 

O que são anticorpos neutralizantes?

O teste ichromanAb foi desenhado para pesquisar a presença de anticorpos neutralizantes contra a proteína S em amostras de sangue total, soro ou plasma. O teste simula a interação do vírus com a célula do hospedeiro infectado, utilizando o domínio RBD da proteína de Spike (S) conjugado com partículas fluorescentes de Európio e o receptor de superfície ECA2 sensibilizado na tira teste.

Quanto maior a presença de anticorpos neutralizantes na amostra do paciente, menor será a interação da proteína viral com o receptor celular – o sinal de fluorescência será lido no equipamento e o índice de neutralização será calculado. A pesquisa direta do índice de neutralização é uma ferramenta extremamente útil para a verificação da imunidade pós-infecção e pós-vacinação.

 

 

Como funciona o teste nAb?

PROTEÍNA S RECEPTOR ECA-2 ANTICORPO NEUTRALIZANTE CÉLULA HUMANA SARS-COV-2

 

No teste de anticorpo neutralizante estamos pesquisando a função da imunoglobulina – a eficácia do anticorpo produzido em impedir a entrada do vírus na célula. O teste mimetiza a interação vírus x célula do hospedeiro.

Os testes de IgG e IgM (mesmo os que usam as proteínas S1 e S2 como alvo) não pesquisam função, somente indicam se existe ou não (e em alguns casos em que concentração) a produção de anticorpos contra determinadas proteínas – que não necessariamente possuem função neutralizante – estudos têm demonstrado uma baixa correlação negativa dos testes IgG Anti-S com a ação dos anticorpos neutralizantes. Ou seja, amostras negativas no teste de neutralização testam positivas nos testes IgG Anti-S com uma alta frequência.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela