Confira dicas importantes
A Secretaria da Saúde emitiu alerta sobre a hantavirose, doença cuja transmissão para o homem se dá em ambientes fechados pela inalação de aerossóis (partículas suspensas na poeira) provenientes das secreções e excretas dos reservatórios do vírus. Trata-se de uma doença grave, com cerca de 46,5% de letalidade, no entanto não há motivo para pânico, pois não ocorre transmissão de uma pessoa para outra.
A doença geralmente é transmitida pela inalação de poeira de fezes de roedores silvestres (ratos de telhado, de esgoto e camundongos não transitem a mesma); outras secreções como urina e saliva destes animais também contém o vírus, que pode ainda penetrar por mucosas e feridas (como no caso de mordeduras de ratos silvestres). Devido a fonte de transmissão serem roedores silvestres, a população rural está mais exposta ao risco. Dois Irmãos teve uma morte registrada no mês de abril, de uma pessoa adulta, do sexo masculino. Os sintomas iniciais podem lembrar a dengue ou uma gripe e podem evoluir para problemas cardíacos e respiratórios.
Para evitar a doença, é necessário tomar medidas de controle ambiental para evitar a proliferação e atração de roedores (venenos não são recomendados). Locais que possam estar contaminados nunca devem ser varridos a seco – deve usar-se água sanitária (1 litro de água sanitária para 9 litros de água) para umedecer superfícies que possam ter fezes de roedores e, antes de iniciar a limpeza, é necessário arejar galpões e outros locais fechados por 30 minutos (confira abaixo outras dicas muito importantes).
Para evitar a doença devem ser adotados os seguintes procedimentos:
1. Utensílios de cozinha devem ser lavados e guardados logo depois de usados;
2. Alimentos devem ser guardados fechados de preferência em vidros;
3. Deve-se manter as áreas no entorno da casa limpa e sem entulhos;
4. Paredes, rodapés e telhas não podem ter buracos;
5. Galpões e paióis devem ser limpos com uso de máscaras respiratórias adequadas e nunca devem ser varridos a seco – usar água sanitária (1 litro de água sanitária para 9 litros de água) para umedecer superfícies que possam ter fezes de roedores e antes de iniciar a limpeza arejar o local por 30 minutos;
6. Paióis, depósitos de alimentos ou madeira devem ficar a 70 cm do solo e precisam possuir rateiras;
7. Plantios devem ser feitos longe de casa (50m pelo menos);
8. O lixo deve ficar bem acondicionado até a hora da coleta;
9. Não se deve descansar em locais fechados onde haja restos de alimentos ou grãos;
10. O local onde os animais vivem deve ser limpo e as sobras de comida dos mesmos devem ser sempre recolhidas;
11. Se fizer compostagem, faça bem longe de casa (de preferência a 50m ou mais).