“Corpus Christi é o centro da fé cristã e católica”, diz Pe. Alexsandro

15/06/2022
Fotos: Arquivo JDI

Fotos: Arquivo JDI

A Paróquia São Miguel de Dois Irmãos celebra Corpus Christi nesta quinta-feira (16). A programação começa bem cedo, às 5h da manhã, com a confecção dos tradicionais tapetes entre a Praça do Imigrante e a Igreja Matriz. Às 9h30 haverá missa solene na praça e às 10h30 inicia a procissão com o Santíssimo Sacramento, encerrando com a bênção solene às 11h15 em frente à Igreja. As pessoas podem trazer cadeira para sentar. Em caso de chuva torrencial, a missa das 9h30 será na Igreja Matriz, com adoração ao longo do dia e nova missa às 19h.

A confecção dos tapetes de Corpus Christi vai envolver todas as comunidades, pastorais, movimentos e serviços da Paróquia São Miguel, além da Secretaria de Educação com todas as escolas municipais, estaduais e particulares, incluindo creches municipais e a Fundação Assistencial de Dois Irmãos (FADI). A expectativa é ainda maior após dois anos sem tapetes e sem procissão por conta da pandemia do coronavírus. Em entrevista ao JDI, o pároco da Comunidade Católica de Dois Irmãos, Pe. Alexsandro Lemos da Silva, destaca a importância deste momento.

 

Qual a expectativa para esse retorno?

Pe. Alexsandro – Corpus Christi é uma das datas mais importantes dentro do ano litúrgico da Igreja, pois é o centro da fé cristã e católica. Todo agir pastoral, litúrgico, sacramental da Igreja está ligado a Eucaristia, a qual é a presença real e verdadeira de Nosso Senhor Jesus Cristo. É o único dia do ano, previsto dentro da ação litúrgica da Igreja, em que TODOS os católicos são chamados a PROFESSAREM publicamente sua fé na presença real e verdadeira de Jesus Cristo na Eucaristia, centro e ápice da vida cristã.  Portanto, a expectativa é de que o nosso povo corresponda a esta verdade litúrgica e de fé da nossa Igreja. Como Igreja, todos somos Igreja de Cristo pelo batismo. Se algum católico tem vergonha ou dificuldade em relação a vivência Eucarística, CUIDADO! Tem alguma coisa errada na fé deste católico. Também será meu primeiro Corpus Christi, como padre em Dois Irmãos e com nosso povo católico, cujo número é bem expressivo. Lembrando que, também nos últimos dois anos, não teve a procissão e nem a confecção dos tapetes.

 

Quantos metros de tapete serão confeccionados?

Pe. Alexsandro – Serão 403 metros de tapetes confeccionados com imagens ligadas a:

1. A Campanha da Fraternidade 2022 (Fraternidade e Educação: “Fala com sabedoria, ensina com amor” – Pr 31,26). Este ano ficamos muito felizes pela participação da Secretaria de Educação e de todas as escolas do nosso município, que diante do convite da Paróquia, corresponderam com alegria e generosidade;

2. A Eucaristia, enquanto presença real e verdadeira de Jesus Cristo; e outras imagens ligadas a nossa fé católica; 

3. As pastorais, serviços, comunidades e movimentos da Paróquia, simbolizando a unidade/ comunhão que decorre da Eucaristia. Também, os seminaristas do Seminário Menor Maria Auxiliadora de nossa Diocese estarão participando conosco.

 

Quantos grupos estarão envolvidos na confecção?

Pe. Alexsandro – Aproximadamente 40 grupos, contando com os movimentos, pastorais, serviços e comunidades da Paróquia, mais os padres e colaboradoras da Paróquia, mais o Seminário Menor Maria Auxiliadora, mais a Secretaria de Educação e as escolas do nosso município. Cada grupo ficou responsável por confeccionar aproximadamente 10 metros de tapete de serragem, pelo qual o Santíssimo Sacramento passará durante a procissão. É um momento de profunda espiritualidade popular, pois parte do povo. E como este tem um carinho por este momento de preparar e confeccionar os tapetes de serragem. Os tapetes são expressão mais singela e profunda de um povo que ama e adora seu Senhor, tem consciência de sua presença real e verdadeira na Eucaristia. É um momento lindíssimo que vamos vivenciar a partir das 5h da manhã.  E o povo não cansa, não murmura, ele faz com amor, dedicação, entusiasmo, alegria e vence todas as dificuldades e circunstâncias, neste dia. Olhando para nosso povo, confeccionando os tapetes, me lembro sempre das palavras de São Paulo aos Coríntios: “o amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho, não se encoleriza, não leva em conta o mal sofrido, não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele tudo desculpa, crê tudo, espera tudo, suporta tudo. O amor jamais acabará” (1Cor 13, 4-8).

 


Após dois anos, Dois Irmãos terá novamente confecção dos tapetes e procissão


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela