Marcos Palmeira recebe o Troféu Oscarito no 50º Festival de Cinema de Gramado

15/08/2022
Fonte: g1 RS

Fonte: g1 RS

O ator Marcos Palmeira foi homenageado com o Troféu Oscarito, na 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado, na serra gaúcha, na noite de sábado (13). O troféu é uma tradicional honraria do evento, concedida desde 1990, aos maiores nomes do cinema nacional.

– O festival faz parte da minha vida, me deu tanta coisa, me deu o primeiro Kikito, meu primeiro prêmio do cinema há 35 anos. Depois, receber o prêmio de melhor ator em 1990 quando estava gravando Pantanal naquela época que não pude vir receber. Hoje estou aqui sendo homenageado. São muitas histórias! É um festival de resistência, mostrando a força da cultura, a força do cinema brasileiro, a força dessa comunicação do brasileiro com o seu próprio povo – disse ele.

No ar na RBS TV como José Leôncio da novela Pantanal, o ator coleciona prêmios e indicações em festivais de cinema, como o Prêmio Platino e o Emmy. No Festival de Cinema de Gramado, Marcos Palmeira levou seu primeiro Kikito pelo papel de Alpino em “Dedé Mamata”, em 1988. Já na 43ª edição do festival, ele subiu ao palco do Palácio dos Festivais para homenagear o pai, o cineasta Zelito Viana, que recebia o Troféu Eduardo Abelin na época.

 

50ª edição

A 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado começou oficialmente na sexta-feira (12) às 16h com apresentação da Orquestra Sinfônica da cidade na Rua Coberta. O encerramento do evento será no próximo sábado (20), com a entrega dos Kikitos, às 21h, no Palácio dos Festivais.

Na primeira noite, a veterana atriz Araci Esteves, que marcou as telas dos cinemas com sua atuação em Anahy de Las Missiones, recebeu o Troféu Cidade de Gramado abrindo as principais homenagens do evento. Moradora de Gramado há seis anos, Araci foi recebida no tapete vermelho pela atriz e curadora do festival Dira Paes. “Este festival é uma festa de trocas, trocas de conhecimento, de opiniões, de concordância, discordância, e um espaço para discussão e reinvindicações”, disse Araci.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

COLUNAS

Como é que o AZARÃO venceu?

Como é que o AZARÃO venceu?

Alan Caldas   06/11/2024

DIA DA INOCÊNCIA

DIA DA INOCÊNCIA

Opinião   11/10/2024

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela