(Foto: Polícia Civil)
Acusado de estar extorquindo uma família de Dois Irmãos há mais de um ano, um homem de 34 anos foi preso na manhã desta segunda-feira (14) por agentes da delegacia do município em sua residência, no bairro Industrial, em Novo Hamburgo. De acordo com o delegado Felipe Borba, que coordenou a ação, o homem tem antecedentes por receptação, uso de documento falso e associação criminosa.
A prisão preventiva do indivíduo foi solicitada pela delegacia ao Poder Judiciário após a vítima denunciar o crime de extorsão à polícia, no mês de julho. Conforme o delegado, a vítima relatou que foi lesada em mais de R$ 150 mil, após render-se às ameaças de um sujeito que se dizia integrante da mesma organização criminosa envolvida em furto à sua residência, ocorrido em 2020. “Os pagamentos, de forma parcelada, ocorreram em dinheiro, em posto de combustível indicado pelo próprio extorsionário, que recolhia os valores pessoalmente”, completou o delegado.
Diante das informações repassadas pela vítima, a polícia iniciou as investigações e esclareceu a autoria das extorsões, concluindo o inquérito e solicitando a decretação da prisão preventiva. “Trata-se de sujeito com antecedentes por diversos crimes, em sua grande maioria vinculados a golpes, e acreditamos que mais pessoas podem ter sido vítimas e sob o mesmo fundamento – ameaça de que seriam novamente atingidas por furto ou roubo caso não pagassem os valores exigidos”, comenta o delegado, alegando que não pode divulgar a identidade e mais informações sobre o preso devido a lei de abuso de autoridade, mas orienta que se mais pessoas foram vítima de extorsão semelhante, que procurem a delegacia e registrem os fatos.
O delegado Borba ainda reforça uma orientação às vítimas: “A recomendação é jamais efetuar qualquer pagamento. Pagar fará com que o criminoso intensifique e repita as ameaças e exigências de valores, cessando apenas quando se esgotarem as possibilidades financeiras da vítima”, finaliza.
DENÚNCIAS
Qualquer informação pode ser repassada para a Delegacia de Dois Irmãos, pelo telefone (51) 3564-1190 ou pelo WhatsApp (51) 98543-7318, garantindo-se o anonimato.