Espaço para terceira idade foi inaugurado em 2019 (Foto: Arquivo JDI)
A vereadora Sheila da Silva (PT) aproveitou a sessão de segunda-feira (11) para destacar a passagem do Dia do Idoso, em 1º de outubro.
– É uma data que faz referência ao dia da promulgação do Estatuto do Idoso, que é esse segmento da população que merece e necessita cada vez mais atenção e investimentos por parte do Executivo e Legislativo. As taxas de fertilidade estão diminuindo, e a proporção de pessoas com 60 anos ou mais vai triplicar até o ano de 2050 – comentou.
Ela lembrou que a terceira idade já representa 14,3% da população e que em 2030 o número de idosos deverá superar o de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.
– A nossa expectativa de vida atualmente já passa dos 75 anos, e é fundamental que os gestores públicos e nós, juntos, nos demos conta de que precisamos planejar de forma ordenada a inclusão social, cultural e econômica dos idosos. Nossa rede de atenção à saúde precisa se preparar bem para atendê-los, porque a demanda só deve crescer – afirmou.
Por fim, Sheila cobrou mais atenção ao Centro de Convenções:
– Este espaço precisa de um investimento maior para servir ao seu propósito de construção. Falo isso porque vi que o prefeito separou no orçamento menos de 3 mil reais para viabilizar o seu funcionamento em 2022; é relativamente insuficiente para ajudar a melhorar a qualidade de vida da terceira idade.
Celina Christovão (MDB) destacou que Dois Irmãos realiza importantes ações voltadas ao público da terceira idade, citando o projeto de hidroginástica.
– Não vejo em município nenhum a quantidade de atividades que os nossos idosos têm. Pena que no momento estamos meio parados, pois temos que respeitar a pandemia. Idoso é como uma criança: temos que cuidar deles como cuidamos das crianças – afirmou.