Fonte: Autoesporte / Fotos: Divulgação
O Chevrolet Camaro com o famoso motor V8 não será mais produzido nos Estados Unidos. Por aqui, aliás, o esportivo já está em fase de despedida. Isso porque uma série especial e exclusiva para o mercado brasileiro acaba de ser lançada para homenagear o fim da trajetória histórica do carro. Chamada de Camaro Collection, a edição tem pintura diferenciada, é limitada a 125 unidades e será entregue a partir de 2024. O preço não foi revelado.
Para começar, o Chevrolet Camaro Collection tem pintura preta e algumas faixas cinzas sobre o capô e a tampa do porta-malas. Já os bancos são customizados e trazem um acabamento inspirado no lendário Z/28 da década de 1967. Todas as 125 unidades da edição especial serão numeradas. Além disso, os clientes irão receber um kit alusivo ao modelo, que inclui uma miniatura 1:18 com visual idêntico ao carro de coleção.
Em relação a mecânica, não espere nenhuma novidade. O Camaro comemorativo chegará às lojas nas carrocerias cupê e conversível, e com motor 6.2 V8 de 461 cv de potência e 62,9 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de dez marchas. Com esse conjunto, o esportivo acelera de zero a 100 km/h em 4,2 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 290 km/h para o cupê. A primeira aparição do Camaro Collection será feita na etapa de encerramento da temporada 2023 da Stock Car, que acontece no dia 17 de dezembro, no Autódromo de Interlagos.
Último Camaro com motor a combustão
O fim do Camaro não chega a ser uma surpresa. A General Motors anunciou em março que a atual e sexta geração do esportivo não seria mais produzida em Michigan (EUA) após quase nove anos no mercado. Aos fãs, a Chevrolet deixou claro que não se trata de um “adeus”, e sim um até logo. “Embora não estejamos anunciando um sucessor imediato, fique tranquilo. Este não é o fim da história do Camaro”, afirmou o vice-presidente global da Chevrolet, Scott Bell.
A GM não confirmou, mas tudo indica que o próximo Camaro será elétrico. Resta saber se a marca vai lançar um muscle car ou se irá utilizar o nome do esportivo em outro modelo, assim como o Ford Mustang Mach-E. Vale lembrar que a Chevrolet vai parar de desenvolver carros a combustão nos Estados Unidos até 2030. A fabricante, aliás, também pretende fazer modelos elétricos no Brasil até este mesmo ano.