Por Alan Caldas – Editor
Um aviso afixado na porta da Farmácia Hamburguesa, na Avenida São Miguel, 728, causou espanto e tristeza em quem vive a história de Dois Irmãos e passava por ali no sábado (14). Dizia o cartaz:
– Informamos que, no dia de hoje, 14 de janeiro de 2023, estamos encerrando nossas atividades em Dois irmãos.
A Farmácia Hamburguesa foi, por anos, a única em Dois Irmãos. Aberta no dia 3 de setembro de 1975, tornou-se referência tanto para Dois Irmãos, Morro Reuter e Teewald. Até a abertura da Hamburguesa, o hospital é que tinha uma pequena farmácia, que igualmente servia à comunidade. Mas a Hamburguesa inaugurou a tradição de farmácia para o público todo.
Durante um tempo, foi gerente da Hamburguesa o funcionário Paulo. Era outra época. E o Paulo, morando num apartamento que havia em cima do prédio da farmácia, se tornou o Plantão 24 horas. Não importava a hora, moradores daqui ou dos distritos chegavam, batiam na porta do Paulo e ele descia, abria a farmácia e atendia o cliente.
Com os anos e o aumento da população, foram abrindo várias outras farmácias, de manipulação, inclusive, e o número desses estabelecimentos passa hoje de 20 em Dois Irmãos. Morro e Herval também têm suas farmácias. E ela parou de ser referência já há alguns anos, embora continuasse sendo referência histórica na mente dos moradores mais antigos.
A Farmácia Hamburguesa pertenceu e foi administrada por décadas pela família Kopschina. Essa família, poucos anos atrás, vendeu a farmácia, que tinha então diversas filiais na rede. E, agora, pelo que se sabe, todas as farmácias da rede serão fechadas e a Hamburguesa atenderá apenas em sua Matriz, na rua Júlio de Castilhos esquina com a Bento Gonçalves, em Novo Hamburgo.