Secretaria da Saúde intensifica medidas de proteção contra coronavírus

16/03/2020
(Foto: Divulgação / JDI)

(Foto: Divulgação / JDI)

Apesar de não ter pessoas infectadas pelo coronavírus, Dois Irmãos está tomando medidas de proteção contra o novo vírus. Na sexta-feira (13), a prefeita Tânia da Silva esteve reunida com o secretário de Saúde, Afonso Bastian, a secretária de Educação, Denise Maldaner, a chefe do Departamento de Saúde, Anelise Steffen, e a médica e coordenadora da Estratégia da Saúde da Família (ESF), Maristane Strada, para reforçar medidas nos espaços públicos e reforçar os cuidados específicos que toda a comunidade deve tomar.
A Secretaria de Saúde realizou um treinamento para os profissionais da rede pública, com orientações e fluxos de atendimento em casos de suspeita, além do uso de equipamentos de proteção individual. “Estamos tentando nos prevenir e precisamos da colaboração da comunidade, com cuidados básicos conforme preconiza o Ministério da Saúde. As equipes estão sendo qualificadas para o acolhimento e a assistência de pacientes com sintomas do novo vírus”, comentou a prefeita. As escolas também estão recebendo orientações. “As equipes diretivas receberam uma cópia da Nota Informativa dos cuidados básicos de proteção contra o vírus, além de cuidados no ambiente, como isolar bebedouros, trazer garrafa com água de casa e não compartilhar objetos de uso pessoal. Também é solicitado que os alunos utilizem álcool gel e lavem as mãos com frequência”, explica Denise.


Sintomas
Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas do coronavírus podem parecer como os de uma gripe ou resfriado, o que dificulta o diagnóstico. Por isso, é importante que quem esteve em viagem recente para a região onde iniciou circulação do vírus – China – ou para outro país com histórico de circulação da doença, comunique aos profissionais de saúde. Os sinais comuns da infecção incluem sintomas respiratórios, febre, tosse e dificuldade para respirar. Nos casos mais graves, a infecção pode evoluir para pneumonia, síndrome respiratória aguda grave e até óbito. Não há tratamento antiviral específico, mas os infectados devem receber cuidados de suporte para ajudar a aliviar os sintomas e ficarem isolados para evitar a transmissão.


Prevenção
O coronavírus pode ser transmitido de forma semelhante à influenza ou outros vírus respiratórios, pelas gotículas respiratórias, por tosse e espirros em curta distância, ou pelo contato com objetos contaminados pelo vírus. Confira dicas de prevenção:
- Higienizar as mãos com frequência com água e sabonete líquido ou formulação alcóolica a 70%, principalmente antes de consumir algum alimento.
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
- Cobrir nariz e boca (pode ser com o cotovelo ou com lenços descartáveis) quando espirrar ou tossir.
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, e sempre higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos, garrafas, canudos, cigarros ou batons.
- Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.
- Evitar contato próximo com animais silvestres e animais doentes em fazendas ou criações.
- Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis e após higienizar as mãos).


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela