Prefeita Carla Chamorro define novo decreto para abertura do comércio

16/04/2020
A partir do dia 20, clientes de mercados e farmácias também deverão usar máscaras

A partir do dia 20, clientes de mercados e farmácias também deverão usar máscaras

A prefeita Carla Chamorro deve publicar ainda nesta quinta-feira (16) um novo decreto flexibilizando a abertura do comércio em Morro Reuter. O município não faz parte das regiões metropolitanas de Porto Alegre e da Serra Gaúcha, onde o Governo do Estado manteve as restrições até o dia 30 de abril. 
Segundo a prefeita Carla, a decisão do governador Eduardo Leite tem por base os Conselhos Regionais de Desenvolvimento – neste caso, Morro Reuter integra o conselho do Vale do Paranhana. “Portanto, estamos autorizados a abrir o comércio, considerando também que não temos nenhum caso confirmado e que somos um município pequeno e com grande área rural, o que já indica um distanciamento natural”, comenta. Apesar da flexibilização, seguem obrigatórias a proibição de aglomerações e a fixação de número máximo de clientes no interior dos ambientes. As lojas também devem manter a higienização dos ambientes. 
Ao longo desta quinta-feira, a prefeita se reuniu com diversos segmentos para tratar do decreto. Uma das determinações é que, a partir do próximo dia 20, além dos funcionários, os clientes de estabelecimentos considerados essenciais, como mercados e farmácias, também terão que usar máscaras. “Percebemos que, mesmo com toda organização, onde há aglomeração é nos mercados”, explicou Carla. “Ainda estamos avaliando, mas talvez vamos providenciar algumas máscaras num momento inicial”, acrescentou. Os restaurantes seguirão podendo abrir ao público até as 18h30; após, somente tele-entrega.
Para Carla, o maior desafio é a conscientização da comunidade. “A população vem respondendo aos apelos da mídia e dos administradores, e agora será preciso um engajamento maior. Primeiro, vivemos um extremo com tudo fechado. A partir da flexibilização do comércio, precisamos seguir respeitando o distanciamento social e os protocolos de higiene, para que tudo volte a uma rotina que agora será diferente. Temos que aprender a viver com mais responsabilidade o coletivo”, concluiu a chefe do Executivo.

 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela