Semana terá chuva e temperaturas negativas, com chance de neve na Serra

16/05/2022
Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

A semana terá temperaturas negativas e chuva, além da possibilidade de neve em alguns municípios da Serra gaúcha entre terça (17) e quarta-feira (18).  César Soares, meteorologista da Climatempo, explica que a formação de um ciclone extratropical, responsável pela frente fria que avançou pelo Estado no domingo (15), favoreceu a queda nos termômetros. O ciclone extratropical ganha força e evolui para um ciclone subtropical entre a noite de segunda (16) e a madrugada de terça.

– O ciclone subtropical vai infiltrar umidade no Rio Grande do Sul, mesmo com uma atmosfera extremamente fria, então teremos condições para neve em áreas da Serra e cidades como Gramado e Vacaria podem ter temperaturas abaixo de 0°C — afirma Soares. 

Na quarta-feira, o ciclone continua gerando impactos no RS, mas começa a se deslocar para São Paulo e para o alto mar. Ainda há previsão de chuva para o dia, que pode começar com neve em alguns pontos da Serra, mas a tendência é que as condições enfraqueçam com o passar das horas. Portanto, na quinta (19), mesmo com chance de chuva pontual no Leste, as temperaturas já começam a aumentar aos poucos. Na sexta (20), ainda terá circulação de umidade no Leste gaúcho, o que também pode gerar um pouco de chuva, mas as áreas ao Oeste começam a ter mais sol, informa Soares.

– Não vai fazer calor, mas já faz menos frio na quinta do que na terça e na quarta. Então, gradativamente, ao longo do dia seguinte (sexta-feira), todo o Estado passa a ter mais predomínio de sol, apesar da nebulosidade, e a temperatura vai subindo. A condição de frio ainda vai permanecer até o fim da semana, mas as pessoas passam a sentir menos frio a partir de quinta – explica o meteorologista.

 

Temperaturas

Os termômetros dificilmente devem chegar aos 20°C durante a semana. A expectativa é que, de forma geral, as máximas fiquem entre 15°C e 18°C. Já as mínimas, podem chegar a -2°C na terça em cidades como São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, onde há chance de neve e a máxima não deve passar de 5°C. Na quarta, a temperatura no município varia de 0°C a 6°C.

– Existe a possibilidade de recordes de frio para essa época do ano, com temperaturas que não eram observadas há muito tempo. Pode ser um frio histórico para maio, porque baixas temperaturas até são comuns neste mês, mas dessa magnitude chama bastante atenção — comenta Soares.

Em Dois Irmãos, os termômetros devem variar entre 8°C e 13°C na terça, com a máxima não passando de 17°C ao longo da semana.

 

Próximos dias – Dois Irmãos

– Terça, dia 17: Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. 8°C / 13°C

– Quarta, dia 18: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. 9°C / 15°C

– Quinta, dia 19: Sol com muitas nuvens. Períodos de céu nublado com chuva. À noite o tempo fica firme. 10°C / 17°C

– Sexta, dia 20: Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. 8°C / 17°C


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela