
Força da água deixou rastro de destruição no clube Vila Rosa
Amedrontado por uma chuva que não para, o município de Dois Irmãos registrou inúmeras inundações desde a noite desta quinta-feira (15). A água invadiu residências e empresas e deixou famílias desabrigadas. Felizmente, nenhuma pessoa ficou ferida. Os danos materiais ainda são incalculáveis, devido ao nível da água.
Circulando pelas ruas nas primeiras horas da manhã, as imagens eram desoladoras. Propriedades praticamente submersas, assim um veículo na estrada Sapiranga. Nas pontes, o nível e a força da água eram assustadores. Muitos moradores incrédulos vendo a destruição causada pelas chuvas. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros local, tenente Juliano Soares Napp, até as 11h desta sexta-feira (16), 140 pessoas, que estavam ilhadas, foram resgatadas de suas casas. A maioria dos resgates, realizados com a ajuda de botes e três barcos a motor emprestados por pessoas da comunidade, ocorreu na rua da Olaria e no bairro Beira Rio, no entorno da Ponte de Pedra.
Além do Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil do município, assim como servidores da prefeitura, também estão ajudando no atendimento às ocorrências. O prefeito Jerri Meneghetti acompanha os trabalhos desde a noite desta quinta. Além da Olaria e do Beira Rio, União, Vila Rosa e Portal da Serra também foram bairros muito atingidos pelas enchentes. Diante do volume e gravidade das ocorrências, todo o efetivo do Corpo de Bombeiros da cidade foi acionado.
No início da manhã desta sexta, por volta das 6h, todas as pontes do município estavam, interditadas e a orientação era de que as pessoas que moravam próximas de arroios e córregos deixassem suas residências. Atento às condições climáticas, o tenente Napp reforça que a orientação segue sendo esta, devido a previsão de mais chuva. “Orientamos que as pessoas não voltem ainda para suas casas, porque a água pode voltar a subir”, ressalta.
Além das enchentes, os bombeiros também realizaram cortes de árvores na BR-116, em Morro Reuter, e nas estradas Sapiranga e Campo Bom, em Dois Irmãos.