Segunda quinzena de julho terá veranico, com temperatura até 10°C acima da média

16/07/2024
Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

Após uma primeira quinzena de frio intenso, a segunda metade de julho será marcada por um veranico no Rio Grande do Sul. De acordo com a Climatempo, a temperatura pode ficar até 10°C acima da média para o período, trazendo a sensação de calor de volta ao território gaúcho. A elevação dos termômetros deve ocorrer de forma gradual, com um período mais quente a partir de sexta-feira (19).

Guilherme Borges, meteorologista da Climatempo, comenta que os próximos dias devem ser de tempo seco, com predomínio de sol na maior parte do dia e elevação gradativa da temperatura. No final desta semana, o cenário fica bem diferente do que foi visto até agora: os termômetros sobem ainda mais, ultrapassando a média de temperatura do período.

– De 19 a 26 de julho, teremos um cenário de temperatura acima da normalidade no Rio Grande do Sul. O Estado deve passar por um período de veranico, dois modelos meteorológicos bem convergentes indicam isso. O tempo ficará firme e quente – aponta Schneider.

Na faixa oeste do Rio Grande do Sul, em regiões como a Campanha, que registrou mínimas negativas nas últimas semanas, a temperatura deve ficar de 4°C a 6°C acima da média. Em algumas áreas, contudo, pode ultrapassar de 8°C a 10°C do habitual para o período.

– Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, a temperatura mínima média geralmente é em torno de 12°C ou 13°C. Se ficar de 8°C a 10°C acima, deve chegar a 23°C. As máximas variam em torno de 19°C, então pode chegar a 27°C ou 28°C, o que é quente para essa época. Deve ser bem diferente, em julho não costuma acontecer (esses veranicos) – exemplifica.

O aumento da temperatura deve ocorrer também no centro e no norte do Estado, abrangendo a Capital. Schneider destaca que, no Sul, o tempo ficará mais nublado no final de semana, mas o Norte e o Noroeste – principalmente os municípios que fazem divisa com Santa Catarina – podem ter máximas perto ou acima de 30°C.

 

Bloqueio atmosférico

Conforme Borges, o retorno do calor será motivado por um bloqueio atmosférico na região central do Brasil, que envolve áreas de alta pressão, inibindo a formação de nuvens de chuva, retirando a umidade, secando o tempo e elevando a temperatura.

– No centro do Brasil vai fazer muito calor e vamos pegar apenas uma parte pequena desse calor. Sexta, sábado e domingo vai ficar um pouco mais aquecido, porque haverá uma frente fria estacionária, beirando a fronteira entre Uruguai e Argentina, fazendo com que o vento de norte aqueça mais o Estado entre sexta e segunda-feira (22) – acrescenta o meteorologista do Inmet.

 

Retorno da chuva

A partir do dia 24 de julho, o cenário muda, com o retorno da chuva, que deve espantar um pouco o calor. A temperatura permanece de 2°C a 4°C acima da média. No dia 26 os termômetros devem voltar à normalidade.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

COLUNAS

E AS ALMAS DE CARCASONNE?

E AS ALMAS DE CARCASONNE?

Alan Caldas   26/08/2024

FOTOS DO DIA

DNIT realiza melhorias na BR-116 em Dois Irmãos (Foto: Octacílio Freitas Dias / Agosto 2024)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela