Espaço Cultural Antiga Matriz recebe melhorias com Projeto Equipar II

16/08/2021
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Mesmo sem previsão de abertura ao público, em função da pandemia, o Espaço Cultural Antiga Matriz (ECAM), em Dois Irmãos, mantém-se ativo e em funcionamento. Além da promoção de atividades culturais feitas para exibições online, também estão sendo realizadas ações de pesquisa para a constituição do Memorial Antiga Matriz de São Miguel, bem como ações de qualificação em sua estrutura.

O Projeto Equipar II, financiado com recursos da Lei Aldir Blanc, dá continuidade às ações de qualificação e modernização do espaço, iniciadas em 2017 com o Projeto Equipar I. Nesta nova etapa, as melhorias beneficiaram o palco e as áreas expositivas, além do investimento em equipamentos de segurança. Foram adquiridos equipamentos de sonorização e iluminação cênica que permitirão atender, por exemplo, às necessidades de atrações musicais de médio porte, sem a necessidade de locação de equipamentos. Já, a Galeria e o Mezanino, locais disponíveis para a realização de exposições de diferentes modalidades, receberam a instalação de iluminação apropriada, possibilitando que a visitação também possa ser realizada no período da noite, sem prejuízo de uma fruição adequada dos objetos expositivos. Além disso, a instalação de equipamentos de vigilância, como câmeras e alarmes, visa aumentar a segurança do equipamento cultural, bem como de seu acervo permanente e temporário.

A presidente da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHeCDI), a arquiteta e urbanista Ingrid Arandt, comemora mais esta conquista.

– Estamos aproveitando este período de portas fechadas para nos dedicarmos mais intensamente a diferentes projetos, como ao Equipar e a constituição do Memorial Antiga Matriz de São Miguel. Além disso, evidenciamos a necessidade de realizar uma revisão elétrica na Antiga Matriz, a qual está sendo viabilizada com o apoio e recursos da prefeitura de Dois Irmãos, proprietária do bem – destaca Ingrid.

Para a produtora cultural Luana Khodja, responsável pela gestão do Projeto Equipar II, as melhorias qualificam ainda mais o equipamento cultural, já muito valorizado pelo público frequentador e pelos artistas que ali se apresentam.

– As novas aquisições também permitem um incremento na agenda do ECAM, ao mesmo tempo em que tornam o Espaço mais atrativo para artistas e produtores que buscam locais para a circulação de espetáculos – comenta.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela