Diretora Andrea Blume e vice-diretora da manhã Hellen Martins (Foto: Arquivo JDI)
No início do ano letivo, as boas expectativas da escola estadual 10 de Setembro, do Centro, davam gás à equipe de educadores, que se organizava para receber os alunos em sala de aula. Semanas depois, via-se que 2020 reservava desafios maiores. “Todo início de ano letivo é marcado por mudanças e novidades, é um período que traz reflexões, estabelecimento de metas e grandes expectativas pedagógicas. Neste ano, fomos surpreendidos por uma pandemia, que chegou sem pedir licença”, comenta a diretora Andrea Blume.
Diante de um cenário incerto, educadores precisaram se reorganizar, em um curto espaço de tempo. “Enquanto escola, precisamos nos adaptar - rotina e conteúdos, pensar como daríamos continuidade ao nosso trabalho, com criatividade, dinamicidade e seriedade, onde, agora, educação e aprendizagem se constroem pela conexão”, ressalta a diretora, comentando que, apesar dos desafios, os professores encontraram maneiras de contornar uma situação que, inicialmente, não se demonstrava nada positiva. “Neste momento atípico, estamos tendo a oportunidade de construir novas aprendizagens, fazer o uso de diferentes tecnologias e mídias, além de também desenvolver uma série de habilidades e competências em relação ao conteúdo mas, também, para a vida”, reforça Andrea, destacando o esforço da equipe de trabalho para manter a qualidade de ensino, uma vez que a escola é referência na região justamente por isso.
Além dos educadores, Andrea destaca o papel das famílias ao longo deste ano letivo, fundamental para o desenvolvimento dos alunos.