Concurso internacional premia fotos mais engraçadas de animais selvagens

16/09/2021
Fonte: G1

Fonte: G1

O concurso Comedy Wildlife Photo, que premia anualmente as fotos mais engraçadas da vida selvagem, divulgou na última quarta-feira (1) as imagens finalistas da edição deste ano. Ao todo, são 42 registros. A fotografia escolhida como campeã pelo júri popular em votação pela internet será anunciada em 22 de outubro.

 

O prêmio

O Comedy Wildlife Photography Awards foi fundado em 2015 pelos fotógrafos profissionais Paul Joynson-Hicks e Tom Sullam. Eles queriam criar uma competição que se concentrasse no lado mais leve da fotografia da vida selvagem – e ajudasse a promover a conservação dela por meio do humor. Neste ano, a competição está apoiando a Save Wild Orangutans, doando 10% de sua receita líquida total para a instituição. A iniciativa protege orangotangos selvagens dentro e ao redor do Parque Nacional Gunung Palung, na Indonésia.

 

 

Veja algumas das finalistas na galeria abaixo:

 

1. Humor de segunda-feira de manhã

Se a foto do estorninho Pied acima te lembrar o seu humor na segunda-feira de manhã, não se surpreenda: esse é o título dado a ela por seu autor, o fotógrafo Andrew Mayes. “Eu tirei esta foto enquanto fotografava um grupo de estorninhos Pied empoleirados em uma árvore na Reserva Natural Rietvlei, na África do Sul. Resume perfeitamente o meu humor na maioria das manhãs de segunda-feira :)”, disse Mayes na descrição da foto para o concurso.

 

2. Não se preocupe. Seja feliz!

A foto da libélula azul-clara que parece estar sorrindo foi batizada de “não se preocupe. Seja feliz!” pelo seu autor, Axel Bocker, da Alemanha. “O ano de 2020/2021 foi muito difícil para todos por causa do corona. Mas quando você sai e observa cuidadosamente a beleza de nossa natureza, os problemas parecem diminuir para mim. Então, se eu tiver um dia ruim, essa imagem me faz dar um sorriso de volta”, disse Bocker sobre a foto.

 

3. Hora da aula de natação

Na foto, feita por Chee Kee Teo, em Singapura, a mamãe lontra carrega seu filhote com a boca para ensiná-lo a nadar (e ele parece um pouco desesperado por isso).

 

4. Quem disse que você pode tirar uma foto minha?

O passarinho (da espécie Corthylio calendula) não parece estar satisfeito de estar sendo fotografado nesta imagem feita por Patrick Dirlam na Califórnia, Estados Unidos. “Eu segui este Kinglet com coroa de rubi por cerca de 15 minutos enquanto ele pulava de um galho para outro em rápida sucessão. Acho que ele sabia que eu o estava seguindo, porque, de repente, ele simplesmente parou e me encarou por cerca de 3 segundos!”, descreveu Dirlam para o concurso.

 

5. Pequena intromissão

Na imagem, feita no Ártico pela fotógrafa Cheryl Strahl, há uma pequena intromissão: uma mãe urso polar e seu filhote (à frente) foram fotografados enquanto brincavam nas águas geladas. Em segundo plano, à esquerda, um terceiro urso polar parece acenar para a foto, se “intrometendo” na cena.

 

6. Quem consegue pular mais alto?

Na foto, feita por Chu han lin, de Taiwan, um peixe de olhos saltados parece se exibir para outros dois, disputando quem consegue pular mais alto (segundo a legenda do arquivo da foto). Os espectadores parecem impressionados. Não há mais detalhes sobre a imagem, mas qualquer semelhança com a sua expressão facial quando a fatura do cartão chega é mera coincidência...

 

7. Só dando uma checadinha

A foto do macaco olhando para seus testículos azuis foi feita no Parque Nacional de Luangwa Sul, na Zâmbia, sul da África. O autor, Larry Petterborg, intitulou a imagem como “só dando uma checadinha”. “Um macaco Vervet macho estava rondando uma ponte sobre o rio Luangwa no Parque Nacional de Luangwa Sul procurando alguma ação (presentes de transeuntes)”, descreveu Petterborg para o concurso.

 

8. Teste da confiança e o flautista

As fotos feitas pelo fotógrafo Roland Kranitz, na Hungria, mostram um esquilo que parece estar se jogando para ser segurado por outro, em um “teste de confiança”, e, à direita, um esquilo segurando um pedaço de grama que parece uma flauta.

 

9. Como é que abre essa janela?

A foto mostra um guaxinim tentando entrar em uma casa na França pela janela – que está fechada. Foi intitulada “como é que abre essa porcaria de janela?” pelo fotógrafo, Nicolas de Vaulx. “Este guaxinim passa o tempo tentando entrar em casas por curiosidade – e talvez também para roubar comida”, descreveu de Vaulx para o concurso.

 

10. Esconde-esconde

A foto feita por Pal Marchhart nas montanhas Hargita, na Romênia, mostra um urso marrom descendo de uma árvore. A certa altura, ele parece estar brincando de se esconder.

 

11. Lagarto com atitude

A foto mostra um lagarto com uma espécie de “gola” colorida no pescoço, em uma “pose com atitude” na Índia. Feita pelo fotógrafo Aditya Kshirsagar, ele descreveu a imagem da seguinte forma: “Os machos dessas espécies de lagartos escolhem altitudes mais elevadas para monitorar seu território e se exibir. Capturei este macho em particular empoleirado na ponta de um arbusto durante o alto calor do verão”, disse.

 

12. Vida na quarentena

A foto mostra quatro guaxinins apertados dentro de um buraco em uma árvore. “Isolado dentro de casa, com sua família ansiosa para sair e explorar o mundo? Esses guaxinins orientais também. Quando você pensa que não há mais espaço no oco da árvore, a mãe guaxinim aparece e mostra como o espaço é compacto”, escreveu o autor da foto, Kevin Biskaborn, para o concurso.

Ele intitulou a foto, feita na província de Ontário, no Canadá, de “vida na quarentena”. “Quando a câmera e o tripé ficaram prontos, os bebês guaxinins ficaram extremamente curiosos (e cooperativos), pondo a cabeça para fora para olhar mais de perto! Os bebês subiram em cima da mãe e uns dos outros, lutando para dar uma olhada ao mesmo tempo”, disse.

 

13. Sr. Risadinhas

“Sr. Risadinhas”: a foto feita por Martina Novotna em Ravenscar, na Inglaterra, mostra um filhote de foca cinza que parece estar rindo. “Eu amei a expressão capturada. Parece tão humana”, descreveu a fotógrafa para o concurso.

 

14. Dançando para a glória

“Dançando para a glória”: na foto, feita pelo fotógrafo Sarosh Lodhi, na reserva de tigres Tadoba Andhari, na Índia, o langur move o corpo e dá a impressão de que está dançando.

 

15. Me desenhe como um de seus ursos franceses

Aqui, o urso marrom parece estar posando, deitado, para a foto, feita pela fotógrafa Wenona Suydam no Alasca, Estados Unidos. O título dado à fotografia, “me desenhe como um de seus ursos franceses”, é um trocadilho com a fala da personagem Rose, no filme “Titanic” (1997), que diz ao personagem Jack para desenhá-la “como uma de suas garotas francesas”.


› Compartilhe

COLUNAS

Renovação de vida (2)

Renovação de vida (2)

Opinião   28/09/2021

Semana Nacional da VIDA

Semana Nacional da VIDA

Opinião   21/09/2021

FOTOS DO DIA

Um bom lugar para um ninho de passarinho (Foto: Octacílio Freitas Dias)

  • Assinatura digital

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2021, Todos os direitos reservados Agência Vela