Fonte: Autoesporte / Fotos: Divulgação
Acabou o mistério! O Volkswagen Nivus GTS, aguardado e aventado pelo menos há quatro anos, desde que o SUV cupê foi revelado no Brasil, em 2020, enfim virou realidade. A marca alemã exibiu a versão esportiva como grande estrela da linha 2025 do Nivus, revelada oficialmente nesta segunda-feira (14) com uma substancial reestilização visual.
Conforme Autoesporte publicou há algumas semanas, e confirmado pela marca, a configuração mais envenenada do modelo foi mostrada agora, mas chega às lojas só no final do primeiro semestre de 2025. Já as versões “civis” do Nivus 2025 estreiam no último trimestre deste ano.
A Volkswagen exibiu rapidamente o novo Nivus GTS em uma plataforma durante a apresentação da linha 2025 e depois escondeu novamente o esportivo, sem revelar exatamente sua data de chegada nem o seu valor. Nossa aposta é que ficará o preço ficará na faixa de R$ 170 mil.
Contudo, confirmou que esportivo virá com a mesma mecânica do Polo GTS: motor 250 TSI 1.4 turbo flex da família EA211, com quatro cilindros, 16 válvulas e injeção direta, capaz de render 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque com qualquer combustível. O câmbio será automático de seis marchas, a caixa AQ250 da Aisin, com tração dianteira e ajustes exclusivos de suspensão e freios.
Visualmente, o novo Volkswagen Nivus GTS terá elementos exclusivos externa e internamente, como malhas da grade do tipo colmeia, acabamento das tomadas de ar dianteiras em preto brilhante e toda a base do para-choque em tom escuro, além de spoiler traseiro mais robusto, apliques em tom vermelho e rodas de liga leve aro 18 exclusivas.
A traseira é praticamente idêntica, exceção feita à inscrição GTS em tom vermelho na tampa do porta-malas. O letreiro também aparece na extremidade das portas laterais dianteiras, quase coladas aos dois para-lamas frontais. Curiosamente, estão aplicadas diretamente ao vinco da carroceria, sem a presença de uma insígnia.
A grade iluminada e as lanternas traseiras integradas por uma barra central de LED são iguais às da versão Highline 200 TSI. A ausência mais sentida será o teto solar, ausente no esportivo porque a fábrica de São Bernardo do Campo (SP), que produz o Nivus, não está preparada para produzir veículos com esse item. O teto, pelo menos, recebe pintura contrastante em preto brilhante.
De resto, o visual acompanha o restante da gama com o desenho mais afilado dos faróis de LED por espelhos – que será o mesmo do futuro A0 SUV –, e uma grade mais fina, em formato horizontal. O interior não foi revelado, mas podemos afirmar que o acabamento terá como destaque os bancos mesclando couro com tecido xadrez nas faixas centrais, costuras duplas vermelhas espalhadas por toda a cabine e peças imitando fibra de carbono com faixas avermelhadas no painel.