Diretora Janete Sausen da Silva e professora de alemão Ana Cristina Wiest
Na atualidade, de todas as escolas do município de Dois Irmãos, somente a escola municipal Professor Arno Nienow mantém as aulas de alemão. São quase 20 anos de tradição no ensino do idioma. Os estudantes têm aulas desde o 1° ao 9° ano durante um período por semana com a professora Ana Cristina Wiest ou ‘Frau Wiest’, como é chamada por eles.
Ao final do 9° ano, os alunos têm a oportunidade de realizar uma prova de proficiência, através do Goethe Institut, significando certificação internacional em língua estrangeira. Um fato interessante é que a escola tem 100% de aprovação na prova, o que demonstra a qualidade do ensino e interesse dos estudantes em garantir um destaque em seu currículo.
Segundo a professora Ana, a metodologia para o ensino de alemão com os alunos menores envolve usar elementos lúdicos como o violão e fantoches que representam mascotes das turmas e auxiliam as crianças a se expressarem no idioma. Para ela, é muito importante fazer a relação entre o passado da colonização alemã com o presente e o uso moderno da língua. “Eu tive a oportunidade de ter morado na Alemanha, viajado por outros países que têm alemão como língua oficial, como a Áustria. Trazer isso tudo para a sala de aula enriquece o nosso trabalho”, disse a professora.
Na escola Arno Nienow, também são ministradas aulas de inglês, a partir do 6° ano. Essa variedade de idiomas auxilia os alunos a ampliarem os horizontes, o vocabulário e oportunidades futuras. Além disso, o ensino do alemão promove o entendimento das heranças culturais de muitas crianças de Dois Irmãos que são descendentes de alemães e outras que aprenderam alemão como língua estrangeira moderna no cenário mundial. “Assim temos essa oportunidade através da língua alemã de conhecer e respeitar a cultura local, e conhecendo aprendemos a valorizar”, acrescenta a professora Ana.
As aulas são em alemão padrão (Hochdeutsch) e os alunos já entendem que há variações linguísticas – na cidade de Dois Irmãos é falada uma delas, sendo a herança da imigração alemã da região do Hunsrück, sudoeste da Alemanha. “Atividades contextualizadas, que envolvam as habilidades de ouvir, falar, ler e escrever com alegria, resumem o que é o ensino de alemão como a primeira língua adicional na escola Arno Nienow”, conclui ela.
Uma viagem pelo idioma
Estudar alemão proporciona aos alunos viajar para muitos lugares, como por exemplo para o “Schwarzwald” (Floresta negra), no sul da Alemanha, e saber que lá na primavera o pássaro Kuckuck começa a cantar. As turmas de 1° ano construíram um relógio Kuckuck, aprenderam a canção da Primavera e o Kuckuck, sobre cores e números, e que o Lago Negro de Gramado recebeu este nome devido às mudas de árvores que vieram da Floresta Negra na Alemanha e foram plantadas no entorno.
(Por Giordanna Benkenstein Vallejos)