Condutora realizando o teste do bafômetro, que deu negativo
Entre os dias 17 de janeiro e 13 de fevereiro de 2021, mais de 40 motoristas foram submetidos ao teste do etilômetro (popularmente conhecido como teste do bafômetro), em Dois Irmãos. Aplicados pela Brigada Militar, principalmente na área Central, 27 deram resultado negativo, ou seja, não foi constatado álcool no organismo dos motoristas.
Outros sete condutores se negaram a realizar o teste. De acordo com o sargento Gilson Borges Nunes, comandante interino da BM no município, as consequências a quem se nega a realizar o teste do bafômetro são: multa de R$ 2.934,70, recolhimento da habilitação, remoção do veículo e suspensão do direito de dirigir; ou seja, as mesmas aplicadas a quem realizar o teste e o resultado apontar até 0,33 mg/l de álcool expelido pelos pulmões. No período citado na matéria, dois motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool, com resultados até 0,33 mg/l. Um terceiro acabou preso em flagrante por embriaguez, uma vez que o resultado do teste apontou 0,42mg/ de álcool expelido pelos pulmões.
Segundo o sargento Gilson, se o resultado for acima de 0,33 mg/l, configura crime de trânsito, implicando, além da prisão, na multa de R$ 2.934,70, recolhimento da habilitação, remoção do veículo e suspensão do direito de dirigir. Caso haja reincidência em 12 meses, o valor da multa é o dobro.