Governo protocola na Assembleia projetos para ações de controle do coronavírus

17/03/2020
Fonte: Governo RS

Fonte: Governo RS

O governo do Estado protocolou, nesta terça-feira (17), dois projetos de lei que visam atender as ações necessárias para dar assistência às pessoas que contraiam Covid-19 no Estado. Antes de entregar os projetos ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo, o governador Eduardo Leite fez um alerta à população. “A contenção do avanço do número de casos no RS só se dará se houver colaboração de todos para que possamos reduzir o fluxo de pessoas em circulação. Assim, retardaremos o contágio e teremos capacidade de prestar atendimento à população como um todo, especialmente aos casos que evoluírem com gravidade”, explicou Leite.
Uma das propostas prevê a contratação, em caráter emergencial e por tempo determinado, de 17 especialistas em saúde, nas áreas de Farmácia, Biologia, Enfermagem e Medicina. O outro PL trata da reestruturação do quadro de funcionários da Saúde Pública, estabelecendo normas gerais de enquadramento, além de instituir nova tabela de vencimentos para o médico regulador de urgências e emergências. Considerando a necessidade de ampliação de serviços de prevenção devido ao avanço do coronavírus, é importante a contratação de algumas especialidades de profissionais para atender ações e serviços de saúde diretamente ligadas ao enfrentamento da pandemia, sob pena de haver desatendimento ou desassistência da população gaúcha. “Volto a ressaltar que não é momento para pânico, mas de muito cuidado. Essas medidas estão sendo tomadas para darmos a noção de urgência para a população. Não temos, na nossa cultura, a mesma disciplina de um país como o Japão. Esses movimentos mais rigorosos, como a suspensão de aulas, servem como um exemplo para que a população mude o comportamento”, destacou. 
Depois da entrega dos projetos, a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, apresentou dados e projeções a respeito da evolução do vírus no mundo e no Estado. Os líderes de bancadas ou representantes também assistiram à explanação. O chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, e o líder do governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes, estiveram presentes.

 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela