Fonte: Globo Esporte
Um estudo da consultoria britânica de valor de marcas Brand Finance divulgado na quinta-feira (16) colocou o Real Madrid no topo do ranking das 50 marcas mais valiosas do futebol mundial, desbancando o Manchester United. O clube espanhol não ocupava o primeiro posto desde 2010 e foi avaliado em € 1.646 bilhões, quase R$ 7,4 bilhões, um crescimento de 26,9% em relação ao ano passado. Além de valiosa, a marca do Real Madrid é a mais forte, em estudo que avalia o potencial para o sucesso futuro. O clube merengue voltou ao topo dessa lista, destronando o rival Barcelona. A única diferença entre os dois Top 10 é o Paris Saint-Germain na relação que leva em conta só o financeiro e a Juventus na outra.
O Real também se tornou o primeiro do mundo a quebrar a barreira de € 750 milhões (mais de R$ 3,36 bilhões) em receitas na temporada 2017/18, com recursos comerciais totalizando € 356 milhões (mais de R$ 1,59 bilhão).
- O Real Madrid mostrou este ano que realmente reina supremo no mundo do futebol. Eles triunfaram não só como a marca mais valiosa e forte, mas o valor de empresa e estádio também estão em segundo lugar. O clube de maior sucesso na história do futebol europeu finalmente está colhendo os benefícios de décadas de performances espetaculares dentro e fora de campo – disse o diretor da Brand Finance, Bryn Anderson.
A saída do United do topo do ranking não diminui a força do futebol inglês. O estudo aponta a Premier League como a liga nacional mais seguida nos principais mercados europeus, e os clubes ingleses dominam o ranking com 17 participantes e 43% do valor total de marca. Além dos seis superpoderosos (United, City, Liverpool , Chelsea, Arsenal e Tottenham), que figuram no Top 10, o estudo destaca a entrada do bem sucedido Wolverhampton no ranking. Campeão da segunda divisão em 2017/18, terminou a temporada da Premier League em sétimo lugar e entrou na lista em 28º, à frente de clubes como Ajax, Sevilla e Celtic.