(Foto: Divulgação)
Na manhã de sexta-feira (14), por volta das 9h45, o Corpo de Bombeiros realizou o resgate de um gato-do-mato (Leopardus wiedii), também chamado popularmente por gato-maracajá, na área externa de uma loja no Centro de Dois Irmãos.
Após resgatado, o felino foi encaminhado pelo Departamento de Meio Ambiente ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA, em Porto Alegre. De acordo com Matheus Pielechovski Ferro, chefe do Departamento, no local o animal seria examinado, registrado e avaliado. “Passará por tratamento se necessário e então, será feita a soltura”, completa.
Segundo Matheus, o animal é jovem. “Porém não definimos com exatidão a idade. Aparentava estar em bom estado de saúde. Trata-se de uma espécie considerada com classificação de vulnerável na Lista de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção no Rio Grande do Sul”, destaca.
Características do animal
Conforme Matheus, o animal “se parece muito com a Jaguatirica, porém atinge o tamanho de um gato doméstico apenas. Possui uma calda longa, olhos grandes, orelhas maiores e mais arredondadas. Pelagem com manchas sólidas e espaçadas. Alimentam-se de pequenos mamíferos, aves e anfíbios. Não tem como costume atacar humanos, desde que não se sinta ameaçado”, comenta, ressaltando que o felino “vive em áreas de floresta e no Rio Grande do Sul pode ser encontrado na Mata Atlântica e também no bioma Pampa”. Segundo Matheus, é raro ver um animal como este no município.