
Na foto, integrantes da AMA: Lucas, Rosângela, Ana Paula, Mariele, Cláudia, Daniele do Couto, Carlos, Daniele Raquel, Amanda e Paola
Visando garantir direitos e ampliar a rede de apoio a pessoas autistas, um grupo de mães reuniu-se no final de 2022 e, em 2023, foi constituída e registrada a Associação Amigos dos Autistas de Dois Irmãos (AMA). Liderada por pais de crianças que já possuem ou ainda estão em busca do diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo –TEA, atualmente a entidade já conta com mais membros, sendo formada, também, por pessoas da comunidade em geral.
De acordo com o grupo, a AMA busca atuar em quatro frentes: na área da saúde, buscando atendimento especializado voltado a essas crianças; na educação, garantindo que todos tenham acesso aos serviços educacionais adequadamente; no atendimento e acolhimento às famílias das crianças; e na comunicação, por meio de campanhas que divulguem informações relevantes sobre o tema.
Conforme informações compartilhadas pela entidade, “no mundo inteiro, tem-se observado o aumento de casos de autismo na população. Há 23 anos, a cada 150 crianças, uma era diagnosticada. Atualmente, estima-se que, a cada 36 crianças, uma seja autista. O mesmo efeito também é percebido em Dois Irmãos e, justamente por isso, essas mães estão buscando garantir o desenvolvimento infantil de seus filhos, que requerem mais cuidados”.
Segundo a AMA, estima-se que existam aproximadamente 40 crianças autistas no município. Um dos objetivos do grupo é seguir realizando o levantamento destas famílias, assim como as suas maiores necessidades. E uma das ideias é promover esse mapeamento durante ação que ocorre no dia 26 de agosto, na Praça do Imigrante, em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência, organizada pelo Conselho da Pessoa com Deficiência de Dois Irmãos (Compedi). Das 14h às 16h, a AMA estará realizando um mutirão para cadastrar todas as pessoas com diagnóstico ou em busca dele. “Com esse banco de dados, espera-se dialogar com o Poder Público a fim de colaborar com a efetivação das políticas públicas voltadas a essas crianças, bem como se espera prospectar recursos privados a fim de viabilizar atendimentos num segundo momento”, destaca a entidade.
Entidade pede apoio
A AMA está à procura de uma sala para prestar atendimentos em Dois Irmãos, e pede ajuda ao Poder Público e à comunidade para conquistar um espaço que possa ser utilizado de forma gratuita, pelo menos neste período inicial, para que os recursos obtidos possam ser utilizados no que as crianças mais necessitam, como consultas com fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional.
Como participar
A AMA está aberta a novos membros. Muitas informações e experiências são compartilhadas através de um grupo de WhatsApp. Quem tiver interesse em saber mais e fazer parte do grupo, pode entrar em contato através do telefone (51) 99533-3735.
Fundadores da AMA
Amanda Hoppen
Ana Paula Veiga
Carlos Miguel Maier Tavares
Claudia Lilian Wirt da Silveira
Daniele Raquel de Campos Convencia
Daniele do Couto
Késia Bastos Belmonte de Oliveira
Lucas Vieira
Maria Rosângela Blume
Mariele de Matos Steffen
Paola Aline de Almeida