Rosa e Joaquim Goulart mantém centelha da Chama Crioula acesa no galpão de casa
Cultuando a tradição gaúcha desde muito jovens, quando ainda viviam nas cidades de Vacaria e São José do Ouro, Rosa Maria e Joaquim Goulart mantêm vivo o amor pelo tradicionalismo. Casados há mais de 40 anos, chegaram a Dois Irmãos em 1983 e desde lá ajudam a escrever a história gaúcha no município.
Em tempos de festejos farroupilhas, o casal teve uma grata surpresa no dia 4 de setembro: receberam uma centelha da Chama Crioula gerada aos pés do Cristo Protetor, em Encantado, pela 24ª Região Tradicionalista. A centelha foi trazida pelo Piquete Cavaleiros do Portal, grupo criado recentemente em Dois Irmãos. “Ficamos muito surpresos. Foi gratificante. Não esperávamos um reconhecimento desta grandeza”, diz Tia Rosa, contando que estavam em casa quando receberam uma mensagem do tradicionalista Cesar Luis Barbosa, o “Amarelo”, anunciando a chegada.
Orgulhosos, Tia Rosa e Tio Joaquim mantêm acesa a centelha na entrada do galpão. Ao longo da Semana Farroupilha, estão recebendo família e amigos e cultuando a tradição. Já no feriado de 20 de Setembro, levarão a centelha até o Pesque-Pague Wiest, em Morro Reuter, onde terá costelão entre amigos e também será realizada a extinção da centelha da chama. Tia Rosa e Tio Joaquim colaboraram na fundação da ACTG Portal da Serra e ajudaram a construir a história da entidade. Foram patrões e também atuaram como vice-coordenadores da 30ª Região Tradicionalista.
Durante a Semana Farroupilha, casal está recebendo a família e amigos no galpão