Monumento de São Miguel será inaugurado no feriado de 29 de setembro

17/09/2021
Arquiteta Áurea, voluntário Giovani e Pe. Alexsandro em visita à obra na tarde desta quinta-feira

Arquiteta Áurea, voluntário Giovani e Pe. Alexsandro em visita à obra na tarde desta quinta-feira

Uma construção chama a atenção de quem passa em frente à Igreja Matriz São Miguel, no Centro de Dois Irmãos. Prestes a ser inaugurada, a Igreja Católica divulgou, na tarde desta quinta-feira (16), o que é a obra: o Monumento do Arcanjo São Miguel, padroeiro do município.

Desde 2015, quando a antiga estátua de São Miguel (que tinha 9 metros de altura e pesava 14 toneladas) foi retirada de cima da Igreja Matriz, por conter inúmeras rachaduras e desagregação de peças, já se discutia um novo projeto para substituir a imagem do padroeiro. Na época, o pároco era o Padre Dirceu Ritter. Desde lá, ele, junto com outros paroquianos, vinham discutindo ideias, até que, em 2017, começou-se a trabalhar em torno do projeto atual, idealizado pela arquiteta e urbanista Áurea Raphalski e autorizado pelo Conselho Administrativo da Igreja Matriz.

De acordo com o Pároco da Igreja Católica, Padre Alexsandro Lemos da Silva, em razão da pandemia, a execução da obra precisou ser adiada. Segundo ele, a Mitra orientou que não fossem realizadas obras ou reformas durante um período. Porém, recentemente, novas orientações liberaram gradativamente a retomada de algumas ações. Prestes a inaugurar o monumento de São Miguel, o pároco destaca a felicidade em poder concluir um projeto idealizado pelo Padre Dirceu, seu antecessor.

Voluntário da paróquia, Giovani Eich comenta que a decisão de construir o monumento na Praça da Matriz partiu do objetivo de trazer a imagem de São Miguel para mais perto das pessoas, para que ela esteja acessível a todos. “É o padroeiro de Dois Irmãos, então, nada mais justo do que trazê-lo, integrá-lo à comunidade”, diz Giovani, destacando que o monumento foi pensado como parte da história da cidade, para que gerações futuras o vejam e relembrem seus antepassados.

 

Inauguração

A inauguração do Monumento do Arcanjo São Miguel será no feriado de 29 de setembro, a partir das 19h, encerrando a programação oficial do Kerb de São Miguel.

A cerimônia contará com a presença de representantes do Poder Público e autoridades religiosas, entre elas, o Padre Dirceu Ritter. O Bispo Dom Zeno Hastenteufel também foi convidado. De acordo com o Padre Alexsandro, a solenidade também contará com apresentação do Padre Ezequiel Dal Pozzo.

 

Obra começou a ser executada em julho

Segundo Giovani, a obra está sendo executada com recursos da paróquia, angariados através de promoções, dízimo e contribuições espontâneas. A execução, que iniciou em julho, está a cargo da empresa JA Backes. A previsão é de que seja concluída na próxima semana. O valor investido será divulgado após a conclusão da obra.

Sem divulgar imagens, reservando a surpresa para o dia 29, Áurea antecipa um pouco sobre como será a obra. “A forma do monumento representa as capelinhas de oração, que circulam de casa em casa. O arco maior, apoiado ao chão, representa a ligação da vida terrena com a vida espiritual. Os três arcos menores, que entrelaçam o arco maior, representam a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. A base, revestida com pedra basalto, lembra as taipas de pedra usadas para delimitar as colônias; e o verde da vegetação lembra a nossa origem, já que somos todos descendentes de colonos. A cruz, símbolo cristão”. Há mais de 30 anos em Dois Irmãos, a arquiteta destaca o orgulho em fazer parte deste projeto. “O sentimento é de gratidão, ao Padre Dirceu e a todo o conselho, que confiaram no meu trabalho”, finalizou.

Na expectativa da inauguração, o Padre Alexsandro destaca que a imagem de São Miguel é o sinal visível da história do povo de Dois Irmãos, daí o desejo e ansiedade de ver a obra pronta. “São Miguel é um símbolo de fé e de história”, diz ele, destacando que o povo expressa a sua devoção popular através de símbolos.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela