(Fotos: Divulgação / PMDI)
Na manhã desta segunda-feira (16), a escola municipal Albano Hansen (Travessão) realizou um simulado de evacuação predial. O diretor Nérison Carlos Hofmann destacou que somente as três pessoas da equipe diretiva e, um pouco antes, uma servente da cozinha, sabiam que se tratava de uma simulação, testando na prática o plano de abandono escolar estabelecido pela escola em parceria com o Corpo de Bombeiros e treinado com os estudantes e professores em abril deste ano.
Por volta das 8h28, os estudantes e os profissionais da escola foram surpreendidos com os gritos de fogo na cozinha e pela sirene do alarme de incêndio. Neste momento, os professores e monitores organizaram a saída dos alunos das salas para o ponto de encontro. Conforme o plano, foi feito contato telefônico com o Corpo de Bombeiros, para conferir na simulação o tempo de deslocamento do quartel até a escola. Depois de 12 minutos, o caminhão carregado de água entrou no pátio e iniciou a simulação dos procedimentos para conter o fogo.
A soldado Monique deu os parabéns para os estudantes e profissionais da escola, ressaltando que 2 minutos para conduzir os estudantes até o ponto de encontro em segurança é um tempo muito bom. Ela também reiterou a importância das simulações. “Estamos trabalhando preventivamente fazendo as simulações, pois todos precisamos entender a importância de sairmos do local com calma, cuidado e segurança, dando atenção especial para quem precisa de ajuda, sem atropelos”, enfatizou.
A secretária de Educação, Denise Maldaner, e a arquiteta Andressa Bassani, chefe do Departamento de Estudos e Projetos, acompanharam a simulação, chegando exatamente no momento do alerta de incêndio. Denise comentou que a secretaria tem um compromisso muito sério com o plano de prevenção de incêndio. “Hoje vivenciamos na prática como devemos agir em situações de incêndio, e vocês todos estão de parabéns, pois foram muito reais – sem a maioria saber que era uma simulação –, ágeis e organizados”, afirmou ela.