Fonte: The Conversation / Foto: Eren Li / Pexels
Antes do surgimento das redes sociais, você pode ter invejado seu vizinho quando ele comprou um carro novo ou saiu de férias no exterior. Embora esses sentimentos de inveja fossem perfeitamente válidos, eram incidentes isolados que duravam pouco tempo.
O mundo de hoje é muito diferente, pois carregamos conosco máquinas de comparação na forma de telefones celulares. A ascensão das redes sociais teve muitos benefícios, mas também deu origem à inveja quando os utilizadores percebem a vida perfeita dos outros – embora raramente sejam tão perfeitas como parecem à primeira vista.
A inveja é a dor pela boa sorte de outra pessoa, de acordo com Aristóteles. Graças às redes sociais, a definição escrita pelo filósofo grego há mais de 2 mil anos parece mais relevante do que nunca. Pesquisas mostram o que você provavelmente já suspeitava há muito tempo: que os usuários das redes sociais publicam informações socialmente desejáveis para apresentar aos outros uma imagem melhor deles mesmos. E as redes sociais permitem que os usuários selecionem cuidadosamente as informações que compartilham.
Isto pode levar à comparação social, que ocorre quando pensamos nas informações sobre outras pessoas em relação a nós mesmos. Nossas próprias vidas são, em sua maior parte, mundanas; mas as redes sociais podem fazer parecer que as de todos os outros não são. Isso pode nos fazer ter diferentes respostas emocionais.
Essas emoções podem ser positivas ou negativas. Por exemplo: às vezes, a inveja pode levar ao autoaperfeiçoamento. Pesquisadores descobriram que os alunos estudavam durante mais tempo e o seu desempenho acadêmico melhorava quando tinham inveja dos colegas bem-sucedidos. Isso é conhecido como “inveja benigna”.
Mas a inveja pode levar a emoções negativas. Você pode se sentir deprimido e ter pensamentos negativos em relação à pessoa invejada, que você considera estar em uma posição melhor do que você. Isso é conhecido como “inveja maligna”. Como a inveja é uma resposta natural, é importante se permitir sentir essa emoção. O verdadeiro truque é evitar a inveja ruim e aproveitar a boa. Mas como fazer isso?
1. Reconheça seus sentimentos
Ao aceitar que sente inveja de alguém ao visualizar uma postagem nas redes sociais, você deu o primeiro passo para adotar uma resposta mais saudável. Você pode então tomar a decisão de usar esse sentimento para estimular o autoaperfeiçoamento. Essa mudança de perspectiva pode ajudar, pois você pode obter o estilo de vida ou o objeto que lhe causou inveja.
2. Seguir e deixar de seguir
Em seguida, tente identificar modelos positivos e as pessoas que você deve evitar ou deixar de seguir nas redes sociais. Qualquer pessoa que encoraje um sentimento de inveja boa e promova o desejo de melhorar pode ser um modelo. Amigos, familiares ou uma celebridade podem se encaixar nesse grupo. Identificar aqueles de quem você sente inveja ruim é igualmente importante. Deixar de seguir essas pessoas pode ser benéfico.
Pense desta forma: você pode beber certas bebidas alcoólicas porque elas fazem você se sentir feliz, relaxado ou animado. Por outro lado, você pode descobrir que outras deixam você irritadiço, então é melhor evitar essas bebidas. O mesmo deve acontecer com o uso das mídias sociais. Se houver algo que promova uma resposta negativa sua, tente tomar medidas para mitigá-la, como deixar de seguir ou desativar as notificações de postagens.
3. Use com moderação
Como em muitas áreas da vida, usar as redes sociais com moderação é fundamental. Embora às vezes nos inspiremos em postagens nas redes sociais, também podemos desejar a morte da pessoa do outro lado da tela. Portanto, é essencial estar atento a esses dois tipos de inveja e canalizar a energia para o autoaperfeiçoamento, e não para sentimentos negativos ou maliciosos.
Yochi Cohen-Charash, pesquisadora de emoções do Baruch College, em Nova York, afirma que “o alvo da inveja sempre será alguém comparável a nós”. Então lembre-se que, se você tem inveja de alguém, provavelmente essa pessoa está em uma situação semelhante à sua – quer isso apareça ou não nas redes sociais.