Gestantes da UBS Primavera cobram atendimento com ginecologista

17/11/2021
Cobrança é por direitos iguais para todos os bairros

Cobrança é por direitos iguais para todos os bairros

Gestantes da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Primavera procuraram a redação do Jornal Dois Irmãos para cobrar o direito de atendimento com ginecologista. Uma representante do grupo encaminhou a seguinte reclamação:

– Nós, gestantes, temos desde o início da gestação direito a uma consulta mensal com ginecologista. Porém, nos últimos meses, a médica em questão está tendo que atender o bairro Primavera e o bairro São Miguel, sendo que devido a quantidade de atendimentos ela não está dando conta. Durante a gestação, existem datas para fazer exames (ex.: ecografia translucência nucal ou ecografia transvaginal), e nós gestantes estamos ficando sem fazer esses exames pois passa da data. Partindo do ponto de que os outros bairros têm direito a uma ginecologista que consiga fazer os atendimentos, por que nós, do Primavera, não temos? Tenho consulta agora no dia 24/11 e depois disso a próxima data disponível será para fevereiro. Neste meio tempo, se precisarmos de atendimento, teremos que ir em um clínico geral no postinho, mas como já fui, sei que ele não é apto para fazer um pré-natal; não é a especialidade dele. As grávidas estão cadastrando protocolos junto a prefeitura para termos algo que achamos nosso direito. Direitos iguais para todos os bairros.

 

O que diz a Secretaria da Saúde

A reclamação foi encaminhada à Secretaria da Saúde de Dois Irmãos, que respondeu o seguinte:

– Nas Unidades Básicas de Saúde, que são Estratégia de Saúde da Família, é o clinico que atende toda a população e está apto para tal, seja pré-natal, puericultura, saúde da mulher, saúde do idoso, assim como o enfermeiro também realiza consulta de pré-natal. A doutora em questão reduziu sua carga horária em 50 horas mensais, por isso a redução no número de consultas. Com relação a ecografia translucência nucal, deve ser feita entre 11 e 13 semanas, e a ecografia transvaginal, no início da gestação até 12 semanas.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela