(Foto: Divulgação)
Neste domingo (20), o Rotaract Clube de Dois Irmãos e o Instituto Olivia Fischer promovem a campanha Fios Solidários, que visa a doação de cabelo para a confecção de perucas para pessoas com câncer. A atividade será na Praça do Imigrante, a partir das 9h30. Qualquer tipo de cabelo pode ser doado (repicado, tonalizado, com alisamento, com progressiva, grisalho), desde que a doação tenha, no mínimo, 15 centímetros. O cabelo deve estar totalmente seco e limpo, para não correr o risco de mofar; e também deve ser seco naturalmente, sem chapinha, escova ou secador, para evitar a mistura de tipos de cabelo em uma peruca e ela acabar descartada.
Para a ação, o Rotaract e o Instituto Olívia Fischer vão contar com a parceria de profissionais dos salões de beleza Paris 7, Conceito da Beleza e Liss Marie, para realizar os cortes e finalização do cabelo gratuitamente. Além destes, outros profissionais da área da estética também serão voluntários no dia, que ainda contará com o sorteio de brindes entre as pessoas que doaram cabelo.
Para participar, é preciso entrar em contato pelo Whatsapp (51) 99723-4447 ou pelo Instagram @rtcdoisirmaos. A campanha surgiu ao longo de debates do grupo sobre como ajudar pacientes oncológicos. “A partir disso, uma companheira do Rotaract foi conhecer pessoalmente o Instituto e entender como poderíamos ajudar, foi quando comentaram que a maior necessidade, neste momento, era a doação de cabelo, visto que precisam muitas doações para montar uma única peruca”, comenta a integrante do grupo Luana Henrich, contando que é necessário 1,2kg de cabelo para formar uma única peruca, o que exige a doação de oito a dez pessoas com cabelos similares. Segundo ela, os cabelos são separados por tipo (ondulado, liso, crespo), cor (castanho, preto, loiro...) e espessura (fino, médio, grosso).
As doações serão repassadas ao Instituto Olivia Fischer, que levará para o Fios do Sul, onde voluntariamente será feita a confecção das perucas que mais tarde retornam para o Instituto, que faz a entrega a pacientes. “O cabelo tem um papel fundamental na autoestima das pessoas, porém a importância dele vai muito além da vaidade; é uma questão de valorizar a vida, pois quando os fios caem com a quimioterapia, mulheres e crianças deixam de ir ao trabalho, à escola, ou de ter convívio social. O cabelo sem dúvidas é um fator importante nesse processo de tratamento e cura dos pacientes que enfrentam o câncer”, completa Luana.
Instituto Olivia Fischer
Tem como missão acolher pessoas com diagnóstico de câncer e seus familiares cuidadores, por meio de projetos que incentivem o reconhecimento de potencialidades e a garantia de direitos, para o enfrentamento das vulnerabilidades que a doença impõe. Com sede na Av. São Miguel, no Centro de Dois Irmãos, o Instituto ajuda famílias que estão enfrentando a doença, através do acolhimento, do fortalecimento emocional e da valorização da vida. Mais informações no site www.institutooliviafischer.com.br.