(Fotos: Divulgação / PMDI)
Na última semana, os arquitetos Edgar Bittencourt da Luz e Helga Luiza Suffert, da empresa contratada Arquium e Restauro LTDA., apresentaram o projeto de restauro do Moinho Collet, um dos prédios históricos mais antigos da cidade e que foi adquirido pela prefeitura de Dois Irmãos em 2021.
O projeto foi apresentado para o prefeito Jerri Meneghetti, a chefe do Departamento de Cultura, Elisandra Bremm, a assistente de Cultura, Isadora Schommer, e o presidente da Rota Colonial Baumschneis, Miguel Engelmann. O imóvel é um dos mais antigos do município, depois da Ponte de Pedra. O prédio é tombado pelo patrimônio histórico do Estado e não pode sofrer alterações sem uma análise técnica e uma obra de restauração.
– O prédio onde funcionava o moinho tem sofrido ao longo do tempo, mas o risco de danos ainda maiores é iminente devido a problemas estruturais. O município adquiriu o imóvel com o intuito de preservar e recuperar, pois a propriedade sendo pública, possibilitará captação de recursos de diversas fontes, inclusive patrocínios privados, para as obras de restauração – diz o prefeito Jerri Meneghetti.
Após sua recuperação, o local deve se transformar em um ponto de turismo e visitação.
– É um espaço muito importante no sentido de preservação do patrimônio histórico e cultural de Dois Irmãos – finaliza o chefe do Executivo.