Dois Irmãos confirma primeiro caso de dengue contraído na cidade

18/02/2022
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Foi confirmado nesta quinta-feira (17) o primeiro caso de dengue contraído no perímetro urbano de Dois Irmãos. A pessoa contaminada mora no bairro Floresta/Vale Verde, provável local do contágio. Além dela, outra pessoa da mesma família está com sintomas e aguarda o resultado do teste.

A situação é motivo de cautela em relação aos potenciais criatórios do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Vasos de plantas devem ser furados e os pratinhos de vasos, eliminados. Entulhos, pneus, lonas e plásticos não devem ficar expostos ao tempo (é preciso remover a água de lonas e plásticos que estejam protegendo outros materiais após cada chuva). Ralos que retenham água, piscinas e, principalmente, cisternas e bombonas de coleta da chuva devem ser cloradas e conferidas uma vez por semana ou, de preferência, teladas com tela milimétrica sob a tampa, na entrada e na saída. Bromélias devem receber um jato de água bem forte duas vezes por semana, para evitar a proliferação do mosquito.

De acordo com a chefe da Vigilância em Saúde, Edna Monteiro da Costa, profissionais da Secretaria de Saúde já visitaram o local do primeiro caso para prestar orientações, identificar e eliminar focos do mosquito. Nos próximos dias, será aplicado inseticida para combater o inseto. “Contamos com a colaboração dos moradores para os profissionais executarem a ação”, diz Edna.

 

SOBRE A DENGUE

Os sintomas da doença são os seguintes: febre alta (acima de 38°), dor de cabeça, dor atrás dos olhos, pequenas manchas ou vermelhidão no corpo, inchaço dos gânglios (ínguas), dor muscular e nas articulações, inchaço das articulações coceira, náuseas e vômitos, conjuntivite (raro) e em alguns casos hemorragias. Caso a pessoa apresente febre e dois ou mais destes sintomas é possível que esteja com dengue.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela