Vigilância em Saúde já identificou 20 linhagens do coronavírus no RS, aponta boletim

18/03/2021
Fonte: G1 RS

Fonte: G1 RS

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) já identificou 20 linhagens do Sars-Cov-2 no Rio Grande do Sul, aponta boletim genômico divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) na terça-feira (16). A maioria são de tipos de coronavírus comuns em todo o Brasil, mas houve um “aumento expressivo” da P.1, conhecida como variante brasileira, no mês passado. Neste levantamento, foram incluídas 478 amostras do vírus. A P.1 foi identificada em 45 delas.

O primeiro caso foi entre o fim de janeiro e meados de fevereiro, de um morador de Gramado sem histórico de viagem. Semanas depois, a CEVS confirmou outros casos de transmissão comunitária em Porto Alegre. “Importante destacar que esse caso ocorre cerca de 10 dias antes dos primeiros pacientes do norte do país serem transferidos ao Rio Grande do Sul para receber tratamento hospitalar”, justifica o documento, escrito por Richard Steiner Salvato e Tatiana Schäffer Gregianini e revisado pela diretora da CEVS, Cynthia Molina-Bastos.

 

Até o momento, esta variante já foi identificada nos seguintes municípios:

Porto Alegre

Alvorada

Viamão

Gravataí

Triunfo

Gramado

Canela

Parobé

Nonoai

Lagoa Vermelha

Imbé

Torres

 

Para a SES, à exceção da Serra e da Região Metropolitana, em que a transmissão comunitária já foi constatada, nas demais este é o primeiro registro. Mesmo assim, o avanço da P.1 neste primeiro trimestre de 2021 já a coloca como a variante predominante no Estado. “A avaliação em conjunto do número de pacientes hospitalizados e as linhagens mais frequentes é essencial para a compreensão da pandemia, bem como para guiar as medidas de controle da doença a serem adotadas pelos gestores”, observa o documento.

As amostras analisaram moradores de 117 cidades de faixa etária variada e de ambos os sexos. “A amostragem por conveniência não permite extrapolar a frequência com a real proporção das linhagens na população, entretanto é um teste que permite afirmar que as linhagens identificadas estão em circulação no Estado”, conclui o estudo.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela